PESSOAS

A nossa prioridade número um é manter a segurança e o bem-estar dos nossos passageiros e tripulantes. Orgulhamo-nos dos excelentes cuidados de saúde que oferecemos nos nossos navios e, apesar de a COVID-19 já não ser a ameaça que era, continuamos a manter práticas de higiene exemplares. Dispomos também de um sistema de gestão da segurança abrangente e procuramos identificar os riscos para podermos atuar antes da ocorrência de incidentes. A nossa tripulação desempenha um papel muito importante no sucesso da experiência dos nossos hóspedes e sabemos como é importante apoiar o seu bem-estar. Proporcionamos toda a formação de que os nossos funcionários necessitam para fazer um bom trabalho e apoiamos aqueles com elevado potencial que pretendem desenvolver as suas carreiras connosco.

Bem-estar da Tripulação


O bem-estar da tripulação é tão importante para nós que criámos uma nova função a bordo para garantir que cada navio tem uma pessoa dedicada a apoiar a nossa tripulação.
Até ao final de 2023, cada novo navio terá um novo Diretor de Aprendizagem e Desenvolvimento. Os nossos navios de maiores dimensões terão também um novo especialista em envolvimento de RH, que responderá perante o responsável de RH a bordo, para prestar um melhor apoio de Recursos Humanos às nossas tripulações de maiores dimensões.

O recrutamento de novos Gestores de Aprendizagem e Desenvolvimento está agora em curso e estará concluído até ao final de 2023. Os nossos navios de maiores dimensões terão também um novo especialista em envolvimento dos RH, que responderá perante o responsável de RH a bordo, para prestar um melhor apoio em matéria de RH às nossas tripulações de maiores dimensões. A política de salvaguarda e o Ponto de Contacto Único (SPOC) dedicado continuam a prestar apoio à tripulação vulnerável, quer se trate de um incidente a bordo, quer de problemas familiares em casa. O SPOC avalia a situação e traz o pessoal necessário, a bordo ou em terra, para garantir que o apoio necessário seja prestado de forma rápida e adequada. Em 2022, 215 tripulantes foram apoiados através do processo de salvaguarda.

Bem-estar da Tripulação

Diversity and Inclusion

Aquisição de Talentos

Para melhorar a resiliência, adoptámos uma nova estratégia em 2022, optando agora por recrutar tripulação no maior número possível de países e regiões, incluindo vários locais onde a indústria de cruzeiros não tem sido historicamente um empregador significativo. Como resultado, aumentámos significativamente a distribuição geográfica da nossa força de trabalho, contribuindo também para a diversificação das economias locais ao oferecer uma fonte de emprego nova ou adicional.

Aquisição de Talentos

Talent aquisition, Sustainability | MSC Cruises

Segurança a bordo

O nosso sólido sistema de gestão da segurança (SMS) está em conformidade com o código internacional de gestão da segurança e a norma ISO 45001 relativa à saúde e segurança no trabalho. Asseguramos a total conformidade com os regulamentos de segurança ao abrigo da OMI e da Convenção do Trabalho Marítimo. Uma auditoria externa anual avalia o nosso SMS para garantir que cumprimos os requisitos do código e da convenção. Em 2023, continuámos a instalar a nossa plataforma digital que permite à tripulação comunicar situações perigosas e riscos relacionados com o trabalho. A plataforma está agora disponível em todos os nossos navios.

Segurança alimentar: Em 2023, melhorámos o nosso sistema de gestão da segurança alimentar, com uma revisão detalhada de toda a documentação relativa à segurança alimentar. Em 2023, realizamos 3.665 análises microbiológicas em todos os alimentos prontos para consumo e superfícies de contato com alimentos a bordo de todos os navios da divisão MSC Cruzeiros. Um total de 21 navios obtiveram a certificação da ISO 22000 Food Safety Management, demonstrando seu compromisso em garantir a segurança dos alimentos a bordo. Os últimos navios a se juntarem à nossa frota, MSC Euribia e Explora I, passarão pela certificação no início de 2024.

Instalações médicas a bordo: Um centro médico totalmente equipado está disponível em todos os nossos navios de cruzeiro, prestando assistência aos hóspedes e à tripulação. A nossa equipa médica é composta por médicos e enfermeiros de diversas nacionalidades, tanto a bordo como em terra, disponíveis 24 horas por dia. Um médico de serviço das Operações Médicas apoia as nossas equipas médicas a bordo através de uma linha telefónica dedicada 24 horas por dia, 7 dias por semana, e trabalha em estreita colaboração com o Centro de Apoio Marítimo para prestar assistência em qualquer incidente médico grave ou evacuação.

Segurança a bordo

employee welfare desktop

Saúde Pública

Na maioria dos nossos navios está presente um Oficial de Saúde Pública (PHO) dedicado, com Supervisores de Saúde Pública Viajantes que orientam os PHOs a bordo, conduzem inspecções de supervisão e prestam apoio adicional sempre que necessário. Os OPH asseguram que cumprimos os nossos procedimentos operacionais normalizados, os procedimentos de saúde pública e os requisitos das autoridades sanitárias no local onde o navio opera. As tarefas regulares incluem inspecções aos navios, centradas em áreas como a preparação e o serviço de alimentos, água de recreio, água potável, gestão de pragas e gestão da gastroenterite aguda. Os OP também dão formação básica de familiarização com a saúde pública a toda a tripulação, formação específica no local de trabalho e formação mais avançada aos gestores.

Em qualquer altura, os nossos navios podem ser sujeitos a inspecções externas de saúde pública. Em abril de 2023, o MSC Seaside foi reprovado numa inspeção portuária de rotina. Como resultado, foi imediatamente enviada uma equipa multifuncional de especialistas de vários departamentos para ajudar a resolver os problemas identificados. Este esforço de colaboração garantiu a prontidão do navio para uma reinspecção e o cumprimento bem-sucedido de todas as normas regulamentares relevantes.

Saúde Pública

Public health, Sustainability | MSC Cruises

Relatórios de Sustentabilidade

Consulte os nossos Relatórios de Sustentabilidade e descubra os nossos objectivos e metas.