PESSOAS

A nossa prioridade número um é manter a segurança e o bem-estar dos nossos passageiros e tripulantes. Orgulhamo-nos dos excelentes cuidados de saúde que oferecemos nos nossos navios e, apesar de a COVID-19 já não ser a ameaça que era, continuamos a manter práticas de higiene exemplares. Dispomos também de um sistema de gestão da segurança abrangente e procuramos identificar os riscos para podermos atuar antes da ocorrência de incidentes. A nossa tripulação desempenha um papel muito importante no sucesso da experiência dos nossos hóspedes e sabemos como é importante apoiar o seu bem-estar. Proporcionamos toda a formação de que os nossos funcionários necessitam para fazer um bom trabalho e apoiamos aqueles com elevado potencial que pretendem desenvolver as suas carreiras connosco.

Saúde Pública

A pandemia de COVID-19 aumentou a sensibilização para as formas de prevenir e controlar as doenças infecciosas nos nossos navios. Embora a ameaça tenha passado em grande parte e possamos levantar as restrições, optámos por fazer ajustamentos permanentes ao serviço de limpeza e à higiene geral, tal como estabelecido no nosso Protocolo de Saúde e Segurança. Outra alteração permanente diz respeito às nossas instalações médicas: a exigência de testes e tratamentos a bordo durante a pandemia significa que dispomos agora de instalações a bordo muito mais completas.

Instalações médicas a bordo: Cada um dos nossos navios de cruzeiro dispõe de um centro médico de última geração capaz de prestar assistência tanto à tripulação como aos hóspedes, em conformidade com as políticas da CLIA. Empregamos médicos e enfermeiros a bordo e em terra de muitas nacionalidades diferentes, todos eles profissionais certificados, disponíveis 24 horas por dia para tratar muitas doenças diretamente a bordo. Estamos alinhados com as directrizes de cuidados de saúde do American College of Emergency Physicians (ACEP) para instalações médicas de navios de cruzeiro em toda a nossa frota. As nossas equipas a bordo podem gerir um espetro de situações médicas que vão desde casos de rotina de clínica geral e emergências médicas até aos que requerem cuidados intensivos. Os nossos recursos médicos incluem a capacidade de efetuar radiografias, monitorização cardíaca, ventilação pulmonar e dispositivos médicos laboratoriais para ajudar no diagnóstico e tratamento imediatos dos pacientes.

Saúde pública e controlo das doenças transmissíveis: A maioria dos navios da nossa frota tem um Oficial de Saúde Pública (PHO) dedicado, sendo que outros recebem apoio de PHOs itinerantes. O seu papel é assegurar o cumprimento de todos os procedimentos de saúde pública do MSC e dos requisitos das autoridades sanitárias das jurisdições em que o navio opera.

Saúde Pública

Public health, Sustainability | MSC Cruises

Segurança a bordo

A segurança dos nossos Passageiros e tripução é de suma importância. Temos sistemas e verificações compreensivos para identificar e mitigar riscos e reduzir o risco de violações da segurança.

Gestão da segurança: Manter a segurança da nossa tripulação e dos nossos Passageiros é a nossa principal prioridade e a nossa abordagem consiste em identificar os riscos de segurança para podermos atuar antes da ocorrência de incidentes. Temos um sistema de gestão de segurança abrangente, em conformidade com o Código Internacional de Gestão de Segurança (ISM) e a Norma ISO 45001 de Saúde e Segurança Ocupacional, que garante que cumprimos os regulamentos de segurança exigidos pela Organização Marítima Internacional e pela Convenção do Trabalho Marítimo.

Formação e comportamentos de segurança: Antes de qualquer membro da nossa tripulação ser autorizado a começar a trabalhar num navio, tem de completar a formação de segurança obrigatória. Parte da formação é geral para todas as funções e outros módulos são específicos para cada função. Qualquer pessoa responsável pela realização de avaliações de risco formais é devidamente certificada e recebe formação contínua.

Segurança a bordo: Dispomos de um sistema de segurança abrangente em todos os nossos navios que ajuda a proteger os nossos hóspedes e a tripulação. Isto inclui o nosso Protocolo de Controlo de Acesso, que exige uma prova de identidade para aceder aos nossos navios, para além do rastreio de segurança utilizando raios X, detectores de metais e tecnologia de deteção de vestígios de explosivos.

Segurança alimentar: Damos prioridade à segurança alimentar como um objetivo estratégico fundamental, assegurando que todos os aspectos da nossa aquisição e serviço de alimentos e bebidas a bordo cumprem normas sustentáveis e profissionais.

Segurança a bordo

employee welfare desktop

Bem-estar da Tripulação


O bem-estar da tripulação é tão importante para nós que criámos uma nova função a bordo para garantir que cada navio tem uma pessoa dedicada a apoiar a nossa tripulação.
Até ao final de 2023, cada novo navio terá um novo Diretor de Aprendizagem e Desenvolvimento. Os nossos navios de maiores dimensões terão também um novo especialista em envolvimento de RH, que responderá perante o responsável de RH a bordo, para prestar um melhor apoio de Recursos Humanos às nossas tripulações de maiores dimensões.

O recrutamento de novos Gestores de Aprendizagem e Desenvolvimento está agora em curso e estará concluído até ao final de 2023. Os nossos navios de maiores dimensões terão também um novo especialista em envolvimento dos RH, que responderá perante o responsável de RH a bordo, para prestar um melhor apoio em matéria de RH às nossas tripulações de maiores dimensões. A política de salvaguarda e o Ponto de Contacto Único (SPOC) dedicado continuam a prestar apoio à tripulação vulnerável, quer se trate de um incidente a bordo, quer de problemas familiares em casa. O SPOC avalia a situação e traz o pessoal necessário, a bordo ou em terra, para garantir que o apoio necessário seja prestado de forma rápida e adequada. Em 2022, 215 tripulantes foram apoiados através do processo de salvaguarda.

Bem-estar da Tripulação

Diversity and Inclusion

Aquisição de Talentos

Para melhorar a resiliência, adoptámos uma nova estratégia em 2022, optando agora por recrutar tripulação no maior número possível de países e regiões, incluindo vários locais onde a indústria de cruzeiros não tem sido historicamente um empregador significativo. Como resultado, aumentámos significativamente a distribuição geográfica da nossa força de trabalho, contribuindo também para a diversificação das economias locais ao oferecer uma fonte de emprego nova ou adicional.

Aquisição de Talentos

Talent aquisition, Sustainability | MSC Cruises

Relatórios de Sustentabilidade

O nosso programa de sustentabilidade é organizado em torno de quatro pilares-chave: Planeta, Pessoas, Lugar e Aprovisionamento

Consulte os nossos Relatórios de Sustentabilidade e descubra como promovemos as viagens de cruzeiro sustentáveis.