PLANETA
Acreditamos que cumpriremos o objetivo de intensidade de carbono da IMO (Organização Marítima Internacional) de uma redução de 40% em relação aos níveis de 2008, muito antes do marco de 2030 estabelecido pela IMO.Uma vez que a descarbonização das operações marítimas é uma das nossas principais prioridades, o nosso ambicioso objetivo é atingir zero emissões líquidas de gases com efeito de estufa até 2050.
A Caminho da Descarbonização
Acreditamos que cumpriremos o objetivo de intensidade de carbono da IMO (Organização Marítima Internacional) de uma redução de 40% em relação aos níveis de 2008, muito antes do marco de 2030 estabelecido pela IMO.
Uma vez que a descarbonização das operações marítimas é uma das nossas principais prioridades, o nosso ambicioso objetivo é atingir zero emissões líquidas de gases com efeito de estufa até 2050.
A Caminho da Descarbonização
Minimizar os Poluentes Locais
Somos meros hóspedes em todos os portos que visitamos e esforçamo-nos por minimizar o nosso impacto nas comunidades locais e no seu ambiente, em particular na área das emissões atmosféricas.
Reduzir as emissões para a atmosfera: A ligação à rede eléctrica em terra permite-nos desligar os motores dos nossos navios e ligá-los à rede eléctrica local para fazer funcionar os nossos sistemas a bordo. Com a eletricidade a chegar ao navio através de um transformador especialmente concebido na doca, este processo evita as emissões produzidas pelos geradores a gasóleo, melhorando a qualidade do ar local e reduzindo os níveis de ruído e vibração - beneficiando tanto o ambiente como as comunidades circundantes. Sempre que estamos envolvidos na construção e financiamento de novos terminais, asseguramos que os projectos têm em conta os requisitos de energia em terra - exemplos actuais são os novos terminais em Barcelona e Miami.
Criar água doce: Todos os dias, as instalações de produção de água doce nos nossos navios utilizam a osmose inversa e a evaporação para transformar milhões de litros de água do mar em água potável. Durante 2022, produzimos mais de 88% dos 4,8 milhões de m3 de água doce que utilizámos a bordo dos nossos navios. Além de beber, nós a usamos para cozinhar, limpar e lavar roupas - e até mesmo para fazer cerveja no MSC World Europa.
Tratamento das nossas águas residuais: Depois de utilizarmos a água doce, garantimos que ela é tratada antes de ser descarregada no oceano. Todos os navios da nossa frota têm sistemas de tratamento de águas residuais que estão em total conformidade com as regras de descarga de águas residuais em qualquer parte dos oceanos do mundo em que estejam a operar. Desde 2007, todos os novos navios da MSC Cruzeiros são equipados com Sistemas Avançados de Tratamento de Águas Residuais (AWTS).
Tratamento da água de lastro: a água de lastro ajuda a manter o peso e o centro de gravidade equilibrados. Ao otimizar o caimento, podemos ter um impacto significativo na demanda de energia de um navio. Adoptámos um regime de tratamento rigoroso para eliminar qualquer ameaça de que bactérias, micróbios, pequenos invertebrados, larvas e outros microrganismos presentes na água de lastro sejam transportados de um local para outro, ameaçando potencialmente os ecossistemas locais.
Minimizar os Poluentes Locais
Melhorar a eficiência operacional
Estamos no bom caminho para alcançar a redução de 40% da intensidade de carbono da Organização Marítima Internacional para o sector marítimo, muito antes do objetivo para 2030. Muitas medidas de sustentabilidade são, de facto, vantajosas para o negócio porque reduzem os custos para além da nossa pegada ambiental. A eficiência energética é um exemplo óbvio disso, com a iluminação LED e os sistemas de recuperação de calor a terem esse duplo impacto. A pintura anti-incrustante reduz a resistência, e as velocidades mais baixas e a optimização do casco tornam a viagem mais confortável e reduzem o consumo de combustível.
Continuamos a avançar com a digitalização do nosso programa de eficiência energética. Em 2022, concluímos a instalação do Oceanly Performance em todos os navios da nossa frota. Esta plataforma permite a monitorização contínua de milhares de pontos de dados brutos sobre a posição, a velocidade, as condições meteorológicas, o esforço do motor, os medidores de caudal, o consumo de combustível, os medidores de binário e todos os outros equipamentos de bordo que podem ser ligados a um colector de dados central.
Melhorar a eficiência operacional
Proteger a Biodiversidade dos Nossos Oceanos
A manutenção da saúde dos nossos oceanos é fundamental para a proteção do planeta. Para além de serem um importante sumidouro de carbono, os nossos oceanos são o lar de uma grande variedade de vida selvagem. A MSC Cruzeiros continua a desempenhar um papel proactivo na proteção dos habitats marinhos e costeiros em redor de Ocean Cay. Também cuidamos da nossa utilização de água de lastro, tratando-a para garantir que não tenha impactos ambientais adversos.
Conservação marinha na Ocean Cay: Um quinto dos habitats marinhos e costeiros que rodeiam as Bahamas foram designados como Áreas Marinhas Protegidas - por outras palavras, áreas que estão sob alguma forma de gestão, como a Ocean Cay. Na sequência de um rigoroso processo de selecção, a Ocean Cay foi declarada um "Hope Spot" pela Mission Blue, uma coligação empenhada na proteção do oceano, o que indica que foi cientificamente identificada como crítica para a saúde do oceano. Esperamos que a Ocean Cay seja um dia designada como Área Marinha Protegida (AMP).
Proteger a Biodiversidade dos Nossos Oceanos
Relatórios de Sustentabilidade
O nosso programa de sustentabilidade é organizado em torno de quatro pilares-chave: Planeta, Pessoas, Lugar e AprovisionamentoConsulte os nossos Relatórios de Sustentabilidade e descubra quais são as nossas acções e objectivos para conseguirmos chegar aos Cruzeiros Sustentáveis.