PLANETA

Na MSC Cruzeiros acreditamos que as viagens de cruzeiro podem ser mais sustentáveis. Da introdução de combustíveis mais limpos em toda a nossa frota à produção de água potável a bordo, estamos a desafiar as fronteiras daquilo que é possível no mar. A nossa frota em crescimento é uma declaração do nosso compromisso para com o futuro do nosso planeta.

Descarbonisar as nossas operações marinhas é o elemento fulcral da nossa estratégia de sustentabilidade. Para demosntrar o nosso compromisso para com isto temos presente um abicioso objectivo de zero emissões até 2050, o que vai muito além a ambição da IMO (International Maritime Organization) de redução de gases de estufa em 50% até 2050.

Reduzir a Intensidade de Carbono

Actualmente, estimamos que atingiremos a ambição de intensidade da IMO - International Maritime Organization (redução de 40%) até 2027, ou seja, TRÊS ANOS ANTES do objectivo da indústria, que é 2030, objectivo esse traçado pela IMO e adaptado como meta pela CLIA.

Sendo que descarbonizar as nossas operações marítimas é uma das nossas principais prioridades, o nosso ambicioso objectivo é chegar às emissões zero até 2050.

 

Reduzir a Intensidade de Carbono

Eficiência Energética e Design de Navios Avançado

Para cada nova classe de navios que desenvolvemos, revemos por completo o design para alcançar a eficiência óptima. Repensamos a estrutura geral do navio, o espaço dos decks, a distribuição do peso incluíndo o casco, a hélice e a proa bulbosa para alcançar as melhores hidrodinâmica, aerodinâmica e maximizar a eficiência energética e de combustível.     

 

    Reduzir a poluição do ar
    Instalámos Exhaust Gas Cleaning Systems (EGCS) híbrido em 15 dos nossos navios de cruzeiro que reduzem as emissões de SOx em 98% Selective Catalytic Reduction Systems em 3 navios, o que reduz o NOx até 90%. 

 

    Ruído submarino irradiado
    Os nossos mais recentes sistemas de hélices de baixo-ruído e design de casco inovador reduzem os impactos na vida marinha e melhoram o conforto dos Passageiros e Tripulação.
     
      [LER MAIS] A água é preciosa
      Mais de 80% da nossa água potável é produzida a bordo. Torneiras de ventilação cortam o consumo até 2/3 e sistemas avançados de tratamento de águas residuais purificam toda a água consumida.
       
      Gestão de lixo
      Mantemos os detritos num mínimo e separamos papel, alumínio, vidro, plástico e outros recicláveis para entrega a instalações especializadas nos portos.

     

    • Novos tipos de combustível
      Em 2022, lançámos o MSC World Europa, o nosso primeiro navio movido a GNL. O GNL elimina grandemente as emissões de óxidos de enxofre (SOx) e partículas no escape, reduz as emissões de óxido de nitrogénio (NOx) até 85% e de CO2 até 25%. 

     

    • Maximizar a Eficiência Energética
      Iluminação LED e aquecimento, ventilação e arrefecimento inteligentes contribuiram para chegar a um melhoramente da eficiência de toda a frota em 35% desde 2008.

     

    • Capacidade shore power
      11 dos nossos navios são agora capazes de se ligarem à energia portuária, permitindo que os motores a bordo sejam desligados enquanto atracados.

     

    • Analítica avançada
      A digitalização permite-nos antecipar e tratar das ineficcácias em sistemas e equipamentos, fornecendo à tripulação toda a orientação para melhoramentos de desempenho.

     

    • Recuperação de calor
      Os sistemas de recuperação de calor permitem e redistribuição inteligente do calor e do frio onde necessário em todo o navio.

     

    • Sistema de estabilização
      Um software monitoriza a estabilidade do navio para ajudar os oficiais a optimizar a rota do navio, reduzindo assim o consumo de combustível.

     

    • Reduzir o atrito
      Os cascos dos nossos navios estão cobertos de tintas de alta tecnologia que não permitem o crescimento de organismos marinhos, reduzindo assim o atrito e melhorando a eficiência energética.

     

    • Sistema de tratamento de águas de lastro
      Todas as águas de lastro são filtradas e tratadas com UV antes de serem despejadas no mar, para assegurar que não contém organismos aquáticos nocivos e/ou patogénicos.

      

    Eficiência Energética e Design de Navios Avançado

    Liderar a transição energética

    Novas tecnologias e combustíveis baixos em carbono são fundamentais na nossa estratégia de redução de carbono. É por isso que em Novembro de 2022 entregámos o MSC World Europa, um dos nossos mais recentes navios e um dos mais ambientalmente avançados navios dos mares. O MSC World Europa é movido a gás natural liquefeito (GNL), reduzindo o dióxido de carbomo em 25%, eliminando totalmente os dióxidos de enxofre e partículas, reduzindo os óxidos de nitrogénio até 85%.

     

    Para além disso, o MSC World Europa está equiapado com uma tecnologia chamada “célula de combustível", que permite significativas reduções de emissões de gases de estufa. As células de combustível criam energia através de uma reacção electroquímica que é muito mais eficiente que os motores de combustão interna tradicionais.

     

    Também estamos a colaborar com fornecedores de tecnologia e energia para apoiar e testar outras soluções conhecidas e novos combustíveis de emissões mais baixas ou mesmo zero..

    Liderar a transição energética

    Melhorar a Qualidade das Emissões dos Navios

    Hoje, 15 dos nossos 21 navios da MSC Cruzeiros estão equipados com Exhaust Gas Cleaning Systems (EGCS) para reduzir o enxofre das emissões até 98%.

    O nosso EGCS híbrido pode operar num ciclo aberto ou fechado, permitindo à água de lavagem der armazenada em tanques para evitar descarga directa em portos ou outras áreas sensíveis.

    5 dos nossos navios estão equipados com com um sistema de redução catalítica selectiva (SCR), que reduz significativamente os óxidos de nitrogénio (NOx) dos escapes e transformam-no em nitrogénio e água inofensíveis através de uma avançada tecnologia de controle activo de emissões. Os sistemas SCR equiparão todos os nossos futuros navios. 

     

    11 dos nossos navios, incluindo todos os novos, estão a ser equipados com capacidade shore power (ligação eléctrica ao porto). Isto permite que todos os motores a bordo possam ser desligados durante todo o período da atracagem, cortando as emissões. Estamos comprometidos a usar este sistema sempre que esteja disponível.

    Melhorar a Qualidade das Emissões dos Navios

    Água potável

    Os nossos navios estão equipados com as mais actuais centrais produtoras de água potável e 80% de toda a água doce usada a bordo é produzida a partir de água do mar usando tecnologia de dessalinização. Isto significa que minimizamos a retirada deste precioso recurso de destinos onde a água possa ser um recurso parco. Nos nossos navios mais recentes produzimos a bordo cerca de 3 milhões de litros diários, o equivalente a uma piscina olímpica!

     

    Com a água doce produzida a bordo podemos fazer a nossa própria cerveja. A nossa micro-cervejaria usa água produzida a bordo a pertir de água salgada, o que significa que não só poupamos água mas também transportamos menos cerveja a bordo, gerindo menos lixo como latas e garrafas. 

     

    Água potável

    Reduzindo o ruído

    Os nossos navios são desenhados para reduzir o ruído sob a superfície do mar, minimizando assim o ruído e a vibração que possa impactar os mamíferos marinhos. Esta redução é conseguida a vários níveis. Uma grande parcela deste esforço vai para o estudo e o aperfeiçoamento do design do casco do navio, hidrodinâmica e sistema de propulsão.

     

    Através de uma intensa testagem e soma de simulações a MSC Cruzeiros cria um design de casco optimizado e proa bulbosa para minimizar a resistência quando se move através da água. Menos drag (resistência) significa um movimento mais suave e muito menos ruído. Redução de equipamentos potencialmente ruidosos a bordo como motores e geradores também têm um impacto positivo na redução de ruído no mar.

     

    Também estamos a reduzir o ruído graças às nossas hélices que estão equipadas com um sistema de lubrificação a ar que equilibra a pressão em torno da mesma. à medida que o navio se movimenta no mar, as pás da hélice criam baixa pressão e o sistema de bolhas consegue equalizar isto, criando menos ruído.

    Reduzindo o ruído

    Poupando energia a bordo

    A iluminação dos nossos navios é fornecida por LED energeticamente eficiente. As lâmpadas LED que usamos nos nossos navios são até 75% mais eficientes que as tradicionais e duram pelo menos 7 vezes mais.

     

    Os sistemas de recuperação de calor permitem uma redistribuição inteligente do calor e do frio por todo o navio. Em particular, asseguramos que o excesso de calor dos motores não se desperdice e usamo-lo para aquecer água para a lavagem de roupas e para gerar água potável a partir da água do mar através de evaporação.

     

    Para além disso, os nossos navios reúnem e transmitem, constantemente, milhares de dados para equipas experientes em terra. Usamos essa informação para perceber a forma como operamos, tentando sempre melhorar a eficiência em todas as áreas das nossas operações.

    Poupando energia a bordo

    Tratamento de Água de Lastro

    Um dos nossos maiores desafios é operar um navio mantendo o peso, o centro de gravidade e a estabilidade, o equilíbrio e a consistência durante toda a viagem. Para ajudar-nos a conseguir isto, há tanques distribuídos na parte mais baixa do navio que podem ser enchidas com água do mar para servir como lastro.

     

    Estudos científicos nos últimos anos demonstraram que esta prática tem permitido que bactérias, micróbios, pequenos invertebrados, larvas e outros microorganismos sejam trasportados de uma localização do globo para outra, o querepresenta uma potencial ameaça para os ecossistemas locais.

     

    Para prevenir isto, e para estarmos em conformidade com as regulamentações internacionais, todos os nossos navios estão equipados com um sistema de tratamento de águas de lastro que vai ao encontro das exigências da ONU, a International Maritime Organization (IMO). Este sistema protege da introdução involuntária de especies marinhas invasoras. Em 2022, 100% da nossa água de lastro foi filtrada e tratada com UV antes de ser descarregada no mar.

    Tratamento de Água de Lastro

    Água mais limpa

    A maioria da água usada a bordo dos nossos navios é produzida a bordo, com sistemas altamente eficientes produzindo água potável a partir de água do mar. Mantemos o Oceano como ele devia estar: Limpo! Toda a água que usamos a bordo é tratada e limpa para atingir padrões internacionais de excelência antes de ser devolvida ao mar. Todos os nossos navios estão equipados com sistemas de tratamento de águas residuais desenhados e mantidos ao mais alto nível – até mais alto que muitas instalações em terra.


    Embora as regulamentações internacionais permitam que detritos de saneamento sejam descarregados no mar quando o navio estiver a mais de 12 milhas náuticas de terra, não o permitimos durante as nossas operações em nenhuma circunstância e exigimos que o navio peça autorização à Companhia quando, num caso excepcional, uma descarga é necessária.

     

    Água mais limpa

    Gestão de Resíduos Sólidos

    Todos os nossos navios estão equipados com consideráveis unidades de tratamento e reciclagem de resíduos sólidos.

    Todo o lixo orgânico, assim como os artigos recicláveis como plástico, metal, papel e vidro, são recolhidos e separados por uma tripulação especializada. Os lixo é compactado, separado ou incinerado e o lixo residual é cuidadosamente entregue a instalações portuárias especializadas.
     
    Formar a tripulação, não só a tratar de resíduos, mas também a perceber a importância do tratamento dos mesmos, é central no que fazemos. Os membros da nossa tripulação recebem formação contínua para assegurar que estão sempre actualizados em relação aos padrões que vigoram e para que possam informar os Passageiros em relação à importância de separar o lixo e reciclar.

    O Environmental Compliance Officer a bordo de cada navio é o responsável por assegurar que os protocolos de gestão de resíduos são seguidos
     
     
     

    Gestão de Resíduos Sólidos

    Relatórios de Sustentabilidade

    O nosso programa de sustentabilidade é organizado em torno de quatro pilares-chave: Planeta, Pessoas, Lugar e Aprovisionamento

    Consulte os nossos Relatórios de Sustentabilidade e descubra como promovemos as viagens de cruzeiro sustentáveis.