PLANETA

Acreditamos que cumpriremos o objetivo de intensidade de carbono da IMO (Organização Marítima Internacional) de uma redução de 40% em relação aos níveis de 2008, muito antes do marco de 2030 estabelecido pela IMO.

Uma vez que a descarbonização das operações marítimas é uma das nossas principais prioridades, o nosso ambicioso objetivo é atingir zero emissões líquidas de gases com efeito de estufa até 2050.

A Caminho da Descarbonização

Estamos no bom caminho para conseguir o objetivo de intensidade de carbono da IMO (Organização Marítima Internacional) de uma redução de 40% em relação aos níveis de 2008, muito antes do marco de 2030 estabelecido pela IMO. Em 2022 conseguimos atingir uma redução de 33,5%. Uma vez que a descarbonização das operações marítimas é uma das nossas principais prioridades, o nosso ambicioso objetivo é atingir zero emissões líquidas de gases com efeito de estufa da nossa frota até 2050.

A Caminho da Descarbonização

offsetting carbon ship emissions

Melhorando a Eficiência Operacional

Estamos no bom caminho para conseguir a redução de 40% na intensidade de emissão de carbono da International Maritime Organization, muito antes do objectivo de 2030. Em 2022 já conseguimos atingir uma redução de 33.5%. Muitas das medidas de sustentabilidade são, de facto, apenas bom senso no negócio porque reduzem não só os custos como também a pegada ambiental. A eficiência energética é um bom exemplo disso, com iluminação LED e sistemas de recuperação de calor tendo esse duplo impacto. Tinta anti-incrustação reduz a tracção e velocidades mais baixas e optimização do casco tornam a viagem mais confortável e reduzem o consumo de combustível. Continuamos a avançar com a digitalização do nosso programa de eficiência energética.
Em 2022, completámos a instalação da Oceanly Performance em todos os navios da nossa frota. Esta plataforma permite a contínua monitorização de milhares de dados no que toca à posição, velocidade, meteorologis, carga do motor, medidas de fluxo, consumo de combustível, medidores de binário e e todo o outro equipamento a bordo que pode ser ligado a uma central de captação de dados, permitindo uma análise contínua e ajustes a bordo para maximizar a eficiência.

Melhorando a Eficiência Operacional

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Minimizando Poluentes Locais

Somos hóspedes em todos os portos que visitamos e esforçamo-nos por minimizar o nosso impacto nas comunidades locais e no seu ambiente, em particular na área das emissões atmosféricas.

Reduzir as emissões para a atmosfera: A ligação à rede eléctrica em terra permite-nos desligar os motores dos nossos navios e ligá-los à rede eléctrica local para fazer funcionar os nossos sistemas a bordo. Com a eletricidade a viajar para o navio através de um transformador especialmente concebido na doca, este processo evita as emissões produzidas pelos nossos geradores a diesel a bordo, melhorando a qualidade do ar local e reduzindo os níveis de ruído e vibração - beneficiando tanto o ambiente como as comunidades circundantes. Sempre que estamos envolvidos na construção e financiamento de novos terminais, asseguramos que os projectos têm em conta os requisitos de energia em terra - exemplos actuais são os novos terminais em Barcelona e Miami.

Criar água doce: Todos os dias, as instalações de produção de água doce nos nossos navios utilizam a osmose inversa e a evaporação para transformar milhões de litros de água do mar em água potável. [LER MAIS]

Durante 2022, produzimos mais de 88% dos 4,8 milhões de m3 de água doce que utilizámos a bordo dos nossos navios. Além de beber, nós a usamos para cozinhar, limpar e lavar roupas - e até mesmo para fazer cerveja no MSC World Europa.

Tratamento das nossas águas residuais: Depois de utilizarmos a água doce, certificamo-nos de que esta é tratada antes de ser descarregada no oceano. Todos os navios da nossa frota têm sistemas de tratamento de águas residuais, limpando as águas residuais para garantir nossa total conformidade com as regras de descarga de águas residuais em qualquer parte dos oceanos do mundo em que operamos. Desde 2017, todos os novos navios da MSC Cruzeiros estão equipados com Sistemas Avançados de Tratamento de Águas Residuais (AWTS).

Tratamento da água de lastro: a água de lastro ajuda a manter o peso e o centro de gravidade equilibrados. Ao otimizar o caimento, podemos ter um impacto significativo na demanda de energia de um navio. Adoptámos um regime de tratamento rigoroso para eliminar qualquer ameaça que as bactérias, os micróbios, os pequenos invertebrados, as larvas e outros microrganismos presentes na água de lastro possam representar quando são transportados de um local para outro.

Minimizando Poluentes Locais

Minimising local pollutants, Sustainability | MSC Cruises

Protegendo a Biodiversidade dos Nossos Oceanos

A manutenção da saúde dos nossos oceanos é fundamental para a proteção do planeta. Para além de serem um importante sumidouro de carbono, os nossos oceanos são o lar de uma grande variedade de vida selvagem. A MSC Cruzeiros continua a desempenhar um papel proactivo na proteção dos habitats marinhos e costeiros.

Conservação marinha na Ocean Cay: Um quinto dos habitats marinhos e costeiros que rodeiam as Bahamas foram designados como Áreas Marinhas Protegidas - por outras palavras, áreas que estão sob alguma forma de gestão, como a Ocean Cay. Na sequência de um rigoroso processo de selecção, a Ocean Cay foi declarada um "Hope Spot" pela Mission Blue, uma coligação empenhada na proteção do oceano, o que indica que foi cientificamente identificada como crítica para a saúde do oceano. Esperamos que a Ocean Cay seja um dia designada como Área Marinha Protegida (AMP).

em 2023, a MSC Cruzeiros levou a cabo uma parceria com uma organização de conservação marinha de caridade (ORCA) para levar a cabo um compreensivo programa de mitigação do impacto dos navios destinado a oficiais de convés, para reduzir a probabilidade de colisões com baleias, golfinhos, botos e toninhas nos oceanos de todo o mundo. Pelo final de 2023 já haviam sido formados 226 oficiais da MSC Cruzeiros e quaisquer novos oficiais são obrigados a fazer o curso durante o seu período de familiarização.

Foi também anunciada uma inovadora parceria com a NatureMetrics, the especialistas pioneiros em inteligência da natureza e ADN ambiental. Três navios recolheram amostras de DNA do oceano enquanto operavam em águas internacionais no Atlântico Norte. Estas foram enviadas para análise da NatureMetrics, que identificaram mais de 3,274 espécies distintas, incluindo 17 listadas na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza. Estas incluiram a seriamente ameaçada enguia-europeia, o alabote-atlântico e muitas outras espécies vulneráveis incluindo baleias-comuns e cachalotes. Todos os dados recolhidos são disponibilizados pelo programa BioAtlas que se dedicam ao inventário de espécies, a mitigar a perda de biodiversidade e acelerar o processo em direcção a um futuro positivo.


Protegendo a Biodiversidade dos Nossos Oceanos

Comitted to protect wildlife | MSC Cruises

Relatórios de Sustentabilidade

O nosso programa de sustentabilidade é organizado em torno de quatro pilares-chave: Planeta, Pessoas, Lugar e Aprovisionamento

Consulte os nossos Relatórios de Sustentabilidade e descubra quais são as nossas acções e objectivos para conseguirmos chegar aos Cruzeiros Sustentáveis.