Planeta

Nós continuamos a expandir os limites do que é tecnicamente possível no mar e estamos ativamente engajados no desenvolvimento de tecnologias ambientais para alcançar emissões líquidas zero para nossas operações marítimas até 2050


DESCARBONIZAÇÃO
A descarbonização de nossas operações marítimas é um elemento central de nossa estratégia de sustentabilidade. Para demonstrar nosso compromisso com isso, estabelecemos uma meta ambiciosa de emissões líquidas zero até 2050, que vai além da atual meta da IMO (International Maritime Organization) de redução de 50% dos gases de efeito estufa até 2050. 

Reduzindo os níveis de carbono


No final de 2019, reduzimos com sucesso nossa emissão de carbono em 28% em relação a 2008. Embora a pandemia tenha impedido que possamos rastrear com precisão as melhorias de emissão de carbono em nossa frota, atualmente estimamos que atenderemos aos níveis desejados pela IMO com uma redução de 40% até 2027 – três anos antes da data-alvo da indústria de 2030 estabelecida pela IMO e adotada como meta pela CLIA.

Reduzindo os níveis de carbono

Aprimorando a qualidade das emissões do navio

Nosso objetivo a longo prazo é atingir zero emissões em todas as operações, no mar e em terra, além de atingir a meta do setor com uma melhoria de 40% na intensidade de emissões até 2030, em comparação com o patamar de 2008, como parte de nossa jornada para alcançar operações neutras em carbono até 2050.
 
Atualmente 14 dos 19 navios da MSC Cruzeiros estão equipados com Sistemas de limpeza de gases de escape (EGCS) para reduzir o enxofre das emissões do navio em 98%.

Nossos sistemas híbridos EGCS podem operar em um ciclo aberto ou fechado, permitindo que a água possa ser coletada em tanques evitando que seja descarregada em portos ou outras áreas sensíveis.
 
O MSC Seashore é o nosso terceiro navio, depois do MSC Grandiosa e do MSC Virtuosa, a ter o sistema de redução catalítica seletiva (SCR), o qual ajuda a reduzir significantemente o óxido de nitrogênio (NOx) do exaustor do navio e o transforma em nitrogênio (N2) e água, através de uma avançada tecnologia de controle de emissões ativas. Sistemas SCR farão parte de todos os futuros navios. 

Até o final de 2021, 7 de nossos 19 navios, incluindo todos os nossos novos navios, foram equipados com capacidade de energia em terra. Isso permite que os motores a bordo sejam desligados, reduzindo as emissões. Estamos comprometidos em usar esses sistemas sempre que a energia em terra estiver disponível.
 
Nossas tecnologias avançadas permitiram que as emissões de óxidos de enxofre (SOx) e óxido de nitrogênio (NOx) fossem significativamente reduzidas ao longo do tempo
 

Aprimorando a qualidade das emissões do navio

Explorando novas tecnologias e soluções

A adoção do GNL como combustível em até nove de nossos futuros navios permitirá uma redução das emissões de carbono em até 20% em comparação com o mesmo navio usando combustíveis fósseis convencionais. Em comparação com o uso de combustível convencional, o GNL reduz as emissões de SOx em mais de 99% e as emissões de NOx em até 85%. Ele também elimina essencialmente partículas no escapamento. Nosso primeiro navio movido a GNL, MSC World Europa, entrará em serviço em 2022.

 

Também estamos investindo em um projeto inovador que visa integrar um demonstrador de tecnologia de célula de combustível de óxido sólido (SOFC) a bordo do MSC World Europa usando GNL para produzir eletricidade e calor utilizável. Este processo é cerca de 25% mais eficiente do que um motor de combustão interna de média velocidade, reduzindo assim as emissões na quantidade equivalente.

 

No momento, essa tecnologia foi testada apenas em laboratório, mas se os resultados a bordo corresponderem, ou até mesmo excederem, nossas estimativas, planejamos aumentar a escala das células de combustível para atender às necessidades de energia dos navios futuros.

 

Paralelamente, estamos avaliando o uso de baterias como solução de energia de apoio, proporcionando armazenamento inteligente de energia e uma reserva de energia pronta para uso quando necessário. A avaliação incorporará uma análise completa do ciclo de vida para validar o uso em larga escala de baterias.


Novas tecnologias e combustíveis de baixo carbono são fundamentais para nossa estratégia de redução de carbono

 
Bem-vindo ao futuro dos cruzeiros com o MSC World Europa, nosso primeiro navio e um dos navios mais ecologicamente avançados no mar.

Explorando novas tecnologias e soluções

Exploring New Technologies and Solutions | MSC Cruises

Eficiência energética e design avançado de navio

Para cada nova classe de navio que desenvolvemos, revisamos completamente o design para alcançar a eficiência ideal. Repensamos a estrutura geral do navio, o espaço no convés, a distribuição de peso, incluindo o casco, o leme e a proa bulbosa do navio, para alcançar a hidrodinâmica, a aerodinâmica e a eficiência energética e de combustível ideais.

Faça o download do nosso infográfico

  • Reduzindo a poluição do ar
    Instalamos sistemas híbridos de limpeza de gases de escape (EGCS) em 14 de nossos navios de cruzeiro que reduzem as emissões de óxidos de enxofre (SOx) em 98%, e sistemas de redução catalítica seletiva em 3 navios, o que reduz óxidos de nitrogênio (NOx) em até 90%.

 

  • Ruído irradiado subaquático
    O casco e as hélices são projetados, construídos e instalados para minimizar ruídos ou vibrações que possam impactar os mamíferos aquáticos.

 

  • Sistemas de tratamento de efluentes
    Nossa frota está em total conformidade com as regras de descarte de efluentes e, em 11 de nossos navios, temos sistemas avançados que fornecem água tratada próxima ao padrão de água da torneira.

 

  • Água fresca
    Nossos novos navios são capazes de suprir todas as necessidades de água doce a bordo a partir da água do mar

 

  • Gestão de resíduos
    Os resíduos são compactados, separados ou incinerados, e o restante é cuidadosamente entregue em instalações de recepção portuárias dedicadas para reciclagem ou eliminação.

 

  • Novos tipos de combustível
    Em 2022, lançaremos nosso primeiro navio movido a GNL, que elimina amplamente as emissões de óxidos de enxofre (SOx) e partículas no escapamento, reduz as emissões de óxidos de nitrogênio (NOx) em até 85% e CO2 em até 25%.

 

  • Eficiência energética
    Nos novos navios, a iluminação é fornecida por LEDs energeticamente eficientes e nosso sistema de aquecimento, ventilação e ar condicionado se ajusta automaticamente ao clima e ao número de passageiros a bordo.

 

  • Capacidade de energia em terra
    7 de nossos navios agora podem se conectar à energia em terra, potencialmente permitindo que os motores a bordo sejam desligados enquanto estiverem atracados.

 

  • Análise avançada
    A digitalização está nos permitindo antecipar e abordar ineficiências em sistemas e equipamentos, e fornecer à tripulação orientações específicas para melhorias de desempenho.

 

  • Recuperação de calor
    Os sistemas de recuperação de calor permitem a redistribuição inteligente de calor e frio onde for necessário em todo o navio.

 

  • Estabilizador de trim
    Um aplicativo de software monitora a estabilidade do navio para apoiar os oficiais de convés na otimização do caimento da embarcação, reduzindo o consumo de combustível. 

 

  • Reduzindo o arrasto
    Nossos cascos de navios são revestidos com tintas de alta tecnologia que retardam o crescimento de organismos marinhos, reduzindo, assim, o arrasto e melhorando a eficiência energética.

 

  • Sistema de tratamento de água de lastro
    Toda a água de lastro é filtrada e tratada com UV antes de ser descarregada no mar para garantir que não contenha organismos aquáticos prejudiciais e patógenos.

Eficiência energética e design avançado de navio

Gestão de águas residuais

Nossos navios são equipados com as mais recentes instalações de produção de água doce e 80% de toda a água doce usada a bordo é produzida pela própria empresa. Isso significa que minimizamos o uso desse recurso precioso de destinos em terra onde a água doce pode ser escassa.

Nosso objetivo é reduzir a demanda de água a bordo em 3% ao ano para cada navio, em uma combinação de monitoramento do uso, adaptação de tecnologias de economia de água e treinamento e educação da tripulação.
Todas as águas residuais a bordo são descarregadas no mar de acordo com os regulamentos internacionais, nacionais e locais em vigor.

Desde 2007, equipamos nossos novos navios com Sistemas Avançados de Tratamento de Águas Residuais (AWTS) que transformam as águas residuais pretas e cinzas em quase a qualidade da água de torneira.

Além disso, todos os nossos navios podem descarregar água tratada no porto, onde instalações portuárias de recepção adequadas conectadas aos sistemas de tratamento de águas residuais locais estão disponíveis. Este é o caso, nomeadamente, de áreas ambientalmente sensíveis, como o Mar Báltico.

Embora os regulamentos geralmente permitam que esgoto não tratado (águas negras) seja descarregado quando um navio estiver viajando a mais de 12 milhas náuticas de terra, não permitimos isso em operação normal em nenhuma circunstância e exigimos que o navio solicite permissão da Companhia, quando uma e descarga rara e excepcional é necessária.

Os regulamentos também permitem a eliminação de porões e água oleosa no mar, se tiverem sido tratadas por meio de um separador de água oleosa aprovado. No entanto, seguimos uma política estrita de não fazer isso e, em vez disso, descarregar em terra todo o porão e água oleosa, onde pode ser tratada adequadamente em instalações portuárias de recepção aprovadas.
 

Nossos sistemas avançados de tratamento de águas residuais processam as águas residuais com qualidade próxima à àgua da torneira.

 
 
 
 

Gestão de águas residuais

Water preservation | MSC Cruises

Tratamento de água de lastro

Um dos desafios da operação de um navio de cruzeiro é manter os requisitos de peso, centro de gravidade e estabilidade equilibrados e consistentes durante toda a viagem. Para nos ajudar nisso, existem tanques distribuídos na parte inferior de um navio que podem ser enchidos com água do mar para atuar como lastro.

Estudos científicos ao longo dos anos revelaram que esta prática permitiu que bactérias, micróbios, pequenos invertebrados, larvas e outros microrganismos fossem transportados de um local para outro ao redor do mundo, potencialmente ameaçando os ecossistemas locais.

Para evitar isso, e para cumprir as rígidas regulamentações internacionais, todos os nossos navios são equipados com um sistema de tratamento de água de lastro que atende às normas estabelecidas pelo órgão internacional de governo da ONU, a Organização Marítima Internacional (IMO). Este sistema protege contra a introdução involuntária de espécies marinhas invasoras. Em 2021, 100% da água de lastro foi filtrada e tratada com UV antes de ser descarregada no mar.
 

Adotamos regimes de tratamento rígidos para remover ameaças de transporte de espécies através da água de lastro

 
 

Tratamento de água de lastro

Gestão de resíduos sólidos

Todos os nossos navios são equipados com instalações abrangentes de gerenciamento de resíduos sólidos e reciclagem.

Todos os resíduos orgânicos, bem como itens descartáveis recicláveis, incluindo plásticos, metais, papel e vidro, são coletados e separados por membros da equipe de manuseio de resíduos especialmente treinados. Os resíduos são compactados, separados ou incinerados, e os resíduos são cuidadosamente entregues em instalações portuárias dedicadas.

Treinamos nossa equipe, não apenas para lidar com os resíduos, mas para entender que a importância da gestão de resíduos, é fundamental para o que fazemos. Nossos membros da tripulação recebem treinamento contínuo para garantir que permaneçam atualizados com os mais altos padrões e possam informar nossos hóspedes sobre a necessidade de separação e reciclagem.
 
O Diretor de Conformidade Ambiental em cada navio é responsável por garantir que os protocolos de gestão de resíduos sejam seguidos
 
 

Gestão de resíduos sólidos

NAVEGANDO EM DIREÇÃO A UM FUTURO SUSTENTÁVEL

Para nós, sustentabilidade significa proteger o meio ambiente, apoiando as pessoas que trabalham conosco e escolhem viajar com a MSC,
bem como as comunidades e lugares que visitamos e com os quais fazemos negócios.
Descubra nosso programa de sustentabilidade organizado em torno de quatro pilares principais: Planeta, Pessoas, Local e Aquisições.