PLANETA

Acreditamos que cumpriremos o objetivo de intensidade de carbono da IMO (Organização Marítima Internacional) de uma redução de 40% em relação aos níveis de 2008, muito antes do marco de 2030 estabelecido pela IMO.

Uma vez que a descarbonização das operações marítimas é uma das nossas principais prioridades, o nosso ambicioso objetivo é atingir zero emissões líquidas de gases com efeito de estufa até 2050.

A Caminho da Descarbonização

Estamos no bom caminho para conseguir o objetivo de intensidade de carbono da IMO (Organização Marítima Internacional) de uma redução de 40% em relação aos níveis de 2008, antes do marco de 2030. Em 2023 conseguimos atingir uma redução de 37,8%. Uma vez que a descarbonização das operações marítimas é uma das nossas principais prioridades, o nosso objetivo é atingir zero emissões líquidas de gases com efeito de estufa da nossa frota até 2050.

A Caminho da Descarbonização

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Melhorando a Eficiência Operacional

Muitas das medidas de sustentabilidade são, de facto, apenas bom senso no negócio porque reduzem não só os custos como também a pegada ambiental. A eficiência energética é um bom exemplo disso, com iluminação LED e sistemas de recuperação de calor tendo esse duplo impacto. Tinta anti-incrustação reduz a tracção e velocidades mais baixas e optimização do casco tornam a viagem mais confortável e reduzem o consumo de combustível.  

A digitalização é a chave para o sucesso e monitorizamos constantemente milhares de dados no que toca à posição, velocidade, meteorologis, carga do motor, medidas de fluxo, consumo de combustível, medidores de binário e e todo o outro equipamento a bordo que pode ser ligado a uma central de captação de dados, permitindo uma análise contínua e ajustes a bordo para maximizar a eficiência.

Melhorando a Eficiência Operacional

Improving operational efficiency, Sustainability | MSC Cruises

Minimizando Poluentes Locais

Somos hóspedes em todos os portos que visitamos e esforçamo-nos por minimizar o nosso impacto nas comunidades locais e no seu ambiente, em particular na área das emissões atmosféricas.

Reduzir as emissões para a atmosfera: A ligação à rede eléctrica em terra permite-nos desligar os motores dos nossos navios e ligá-los à rede eléctrica local para fazer funcionar os nossos sistemas a bordo. Com a eletricidade a viajar para o navio através de um transformador especialmente concebido na doca, este processo evita as emissões produzidas pelos nossos motores a bordo, melhorando a qualidade do ar local e reduzindo os níveis de ruído e vibração - beneficiando tanto o ambiente como as comunidades circundantes. Sempre que estamos envolvidos na construção e financiamento de novos terminais, asseguramos que os projectos têm em conta os requisitos de energia em terra - exemplos actuais são os novos terminais em Barcelona e Miami.

Criar água doce: Todos os dias, os nossos navios utilizam tecnologias de dessalinização, como a osmose inversa, para converter grandes volumes de água do mar em água potável. Os nossos navios mais modernos podem produzir até três milhões de litros de água doce num único dia. Em 2023, 87,2% de toda a água doce consumida (7,4 milhões de metros cúbicos) foi produzida a bordo dos nossos navios para ser utilizada como água potável, bem como para cozinhar, limpar e lavar a roupa. Como muitos dos portos que escalamos podem sofrer períodos de escassez de água, o nosso objetivo é minimizar a quantidade que retiramos de terra, continuando a aumentar a percentagem de água produzida a bordo. [LER MAIS]

Tratamento das nossas águas residuais: Todos os nossos navios têm sistemas de tratamento de águas residuais instalados e as águas residuais tratadas são descarregadas de acordo com regulamentos internacionais rigorosos. Catorze navios têm sistemas avançados de tratamento de águas residuais e quatro deles cumprem as normas de descarga mais exigentes, conhecidas como "Norma do Báltico", o que lhes permite tratar e descarregar água nas zonas mais sensíveis em que operamos.

Tratamento da água de lastro: Para evitar o transporte de contaminantes de um oceano para outro, e potencialmente ameaçar os ecossistemas locais, todos os nossos navios têm um sistema de tratamento de água de lastro com filtração e tratamento UV. A nossa frota continua a cumprir todos os requisitos dos regulamentos da Convenção de Gestão das Águas de Lastro de 2004.

Minimizando Poluentes Locais

Minimising local pollutants, Sustainability | MSC Cruises

Protegendo a Biodiversidade dos Nossos Oceanos

Salvaguardar a saúde e a biodiversidade do mar é crucial e estamos empenhados na preservação dos habitats marinhos e costeiros. Em 2023, demonstrámo-lo de várias formas.

Ocean Cay Hope Spot: Em julho, a Reserva Marinha Ocean Cay MSC foi formalmente designada como "Hope Spot" pela Mission Blue, a organização sem fins lucrativos que promove a proteção dos ecossistemas marinhos. A Ocean Cay junta-se à rede global de 154 Hope Spots da Mission Blue, locais reconhecidos como críticos para a saúde dos oceanos.

Formação de oficiais de ponte sobre baleias e golfinhos: Em 2023, a MSC Cruzeiros levou a cabo uma parceria com uma organização de conservação marinha de caridade (ORCA) para levar a cabo um compreensivo programa de mitigação do impacto dos navios destinado a oficiais de convés, para reduzir a probabilidade de colisões com baleias, golfinhos, botos e toninhas nos oceanos de todo o mundo. Pelo final de 2023 já haviam sido formados 226 oficiais da MSC Cruzeiros e quaisquer novos oficiais são obrigados a fazer o curso durante o seu período de familiarização.

Amostragem e análise de ADN: Anunciámos uma parceria inovadora com a NatureMetrics, the especialistas pioneiros em inteligência da natureza e ADN ambiental. Três navios recolheram amostras de DNA do oceano enquanto operavam em águas internacionais no Atlântico Norte.


Protegendo a Biodiversidade dos Nossos Oceanos

Comitted to protect wildlife | MSC Cruises

Relatórios de Sustentabilidade

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