Notícias

MSC CRUZEIROS CELEBRA A CHEGADA DO SEGUNDO NAVIO EM APENAS SEIS MESES, ANUNCIANDO AINDA MAIS NAVIOS

29-11-2017

Acordo para dois navios Seaside EVO eleva o investimento existente até 2026 para 12 navios e €10.5 mil milhões  


Hoje, nos estaleiros da Fincantieri em Monfalcone, Itália, a MSC Cruzeiros recebeu oficialmente o seu novo navio emblemático, o MSC Seaside. É o segundo navio recém-construído da MSC Cruzeiros a entrar ao serviço em 2017.
 
Por ocasião da Cerimónia de Entrega do navio, a MSC Cruzeiros e a Fincantieri também assinaram um acordo para a construção de dois navios Seaside EVO, uma evolução do protótipo da Classe Seaside. Com a adição destes novos navios, o plano de investimento da companhia, já antes sem precedentes na indústria, conta agora com 12 novos navios a serem construídos até 2026, com um plano de investimento global de €10.5 mil milhões. A Cerimónia de Entrega contou com a presença de Sergio Matarella, Presidente da República Italiana, Graziano Delrio, Ministro das Infraestruturas e Transportes italiano, assim como outras autoridades e dignatários.

O Presidente Executivo da MSC Cruises, Pierfrancesco Vago, afirmou: “A chegada ao serviço do MSC Seaside marca outra etapa na história e futuro da Companhia, mas também dá corpo a um momento determinante na indústria. É o primeiro dos cinco novos protótipos que trazemos ao serviço e que trazem, no seu conjunto, um produto totalmente novo à indústria dos cruzeiros. A Classe Seaside é, de facto, desenhada para aproximar os nossos viajantes do mar e para operar em lugares soalheiros, enquanto quebram novas fronteiras da tecnologia marítima centrada no passageiro.
 
Continuou: “Agora que nos aproximamos do final de 2017, podemos olhar para trás e para a nossa capacidade de crescimento sem precedentes. Com dois dos mais inovadores navios na indústria a entrar ao serviço nos passados seis meses e agora com a adição de dois novos navios Seaside EVO ao nosso plano de investimento, estamos agora ainda mais bem posicionados para expandir a nossa pegada no mundo. Esperamos poder lançar, pelo manos, mais um navio por ano até 2026, com seis deles a serem-nos entregues entre 2017 e 2020. ”
 
Seguindo o novo acordo entre a MSC Cruzeiros e a Fincantieri, o acordo inicial de reserva de lugar de construir um terceiro navio da Classe Seaside, a ser entregue em 2021, foi substituído por um que determina a construção do primeiro de dois navios Seaside EVO. O segundo é esperado chegar em 2023.
 
Para além de oferecer ainda mais espaço, um navio Seaside EVO terá maiores dimensões, mais camarotes, um ainda maior Yacht Club e poderá transportar 5,646 passageiros. Simultaneamente, como na Classe Seaside, os navios Seaside EVO serão equipados com a tecnologia ambiental mais avançada e de última geração, incluindo: Tecnologia de Limpeza de Gás de Escape (EGC) para ir de encontro aos mais duros regulamentos em portos e áreas onde operam. Tecnologia de ponta em Gestão de Resíduos Sistemas de Reciclagem; Sistema de Tratamento de Águas avançadíssimo – acima e muito para lá dos níveis de regulamentação vigentes; Avançadíssimo sistema de recuperação de calor. Em todo o navio, existirão os aparelhos mais avançados de poupança de energia e todas as áreas serão iluminadas com LED. Os navios serão ultra hidrodinâmicos e graças aos seus motores, casco, hélices e lemes, combinados com a mais moderna tinta anti-vegetativa, a resistência das ondas será ainda mais reduzida, ao mesmo tempo que será conseguida uma maior eficiência de combustível. Os navios Seaside EVO serão também equipados com um sistema Selective Catalytic Reduction (SCR), um avançado sistema de controle de emissões activas que reduz substancialmente o óxido de nitrogénio (NOx), transformando-o em inofensivo nitrogénio (N2) e água. 

 
Durante a Cerimónia de Entrega de hoje, que prestou homenagem a uma tradição marítima de séculos, Roberto Olivari, o director dos estaleiros da Fincantieri, entregou a Pier Paolo Scala, o Mestre do MSC Seaside, uma ampola com a primeira água que tocou no casco do navio quando este fez os primeiros testes de flutuação este ano. Depois do fecho da cerimónia, o MSC Seaside seguiu em direcção a Trieste. Daí, continuará para Miami para a Cerimónia de Nomeação no dia 21 de Dezembro.
 
O MSC Seaside é o primeiro navio da Classe Seaside e um protótipo completamente novo que desafia as fronteiras da engenharia e construção naval mais inovadoras. Com uma arqueação bruta de 153,516 GRT e capacidade para 5,179 passageiros, é o segundo mega navio de cruzeiros recém-construído na frota da MSC Cruzeiros e o primeiro a ser entregue pela Fincantieri.
 
Partirá de Miami para o primeiro itinerário caribenho onde aportará em vários paraísos nas Caraíbas Orientais e Ocidentais. 
 
Logo a seguir ao MSC Seaside, o seu "navio-irmão" MSC Seaview entrará ao serviço em Junho de 2018, dando início à sua temporada no Mediterrâneo. Hoje, na Cerimónia de Entrega, O Sr. Vago também anunciou que o MSC Seaview será inaugurado na cidade italiana de Civitavecchia no dia 2 de Junho de 2018.