Mobilidade & Saúde
INCLUINDO NECESSIDADES ESPECIAIS PARA MOBILIDADE, SAÚDE E EXIGÊNCIAS DIETÉTICASA MSC Cruzeiros e sua equipe sempre estiveram atentos às necessidades de seus Passageiros, e esforçam-se constantemente para oferecer o melhor serviço possível, atendendo aos padrões internacionais de acessibilidade.
Para informações sobre a assistência fornecida a bordo e nos nossos terminais portuários, consulte as secções abaixo.
Também pode encontrar informações relacionadas a necessidades especiais nas Condições Gerais de Reserva e na secção Condições de Transporte.
Esta informação deve ser fornecida preferencialmente no momento da reserva (preenchendo o formulário disponibilizado AQUI) ou, o mais tardar, pelo menos 30 dias úteis antes da partida (no caso de gravidez, pelo menos 2 semanas).
Isto dar-nos-á tempo para prestar o melhor serviço possível aos nossos Passageiros, o que depende das instalações e recursos a bordo de cada navio. Se formos notificados após este prazo, faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para prestar os serviços solicitados, mas tal poderá não ser possível num prazo tão curto.
Se reservou o seu cruzeiro através de uma agência de viagens, a documentação deverá ser enviada diretamente para o seu agente de viagens. No entanto, se reservou através do nosso Website, a documentação deve ser enviada para o seguinte endereço de correio eletrónico: reservas.clientes@msccruzeiros.pt.
Os passageiros só serão impedidos de reservar ou embarcar em circunstâncias excepcionais e apenas em caso de ameaça grave ou urgente à segurança dos passageiros ou da tripulação.
Todos os dados pessoais fornecidos pelos passageiros serão tratados em conformidade com a nossa Política de Privacidade.
Para mais informações sobre os serviços oferecidos a bordo, sobre a forma de nos informar de quaisquer necessidades especiais ou outros requisitos não expressamente mencionados nesta secção, contacte o seu agente de viagens.
Centro Médico a bordo
As nossas instalações médicas a bordo cumprem ou excedem as normas para os centros médicos de navios de cruzeiro adoptadas pela CLIA e incluem capacidades básicas de diagnóstico e tratamento. No entanto, os centros médicos dos navios não são obrigados a estar equipados com as mesmas normas que um hospital em terra. O seu pessoal é constituído por médicos e enfermeiros registados a tempo inteiro, incluindo paramédicos em alguns navios. Para além dos horários clínicos duas vezes por dia, o pessoal médico está disponível 24 horas por dia em caso de emergência.
Os nossos Centros Médicos destinam-se a prestar cuidados agudos a doenças e acidentes que possam ocorrer durante as férias e não a prestar cuidados a longo prazo a doentes com doenças crónicas ou a substituir os cuidados de saúde regulares. O pessoal médico a bordo não está disponível para cuidados diários, exceto se estiver hospitalizado no Centro Médico do navio. Deve ser capaz de cuidar de si próprio, incluindo vestir-se, comer e assistir aos exercícios de segurança do navio. “Se não puder cuidar de si próprio de forma autónoma nestas áreas, tome providências para garantir que o possa fazer.
Se os passageiros adoecerem ou se ferirem durante a viagem e as necessidades de diagnóstico e/ou cuidados excederem as capacidades do centro médico a bordo, os passageiros serão transferidos para instalações médicas em terra.
Os custos dos serviços médicos prestados a bordo são adicionados à sua conta a bordo e será fornecida uma conta detalhada para apresentar à sua companhia de seguros.
Tenha em atenção que muitos planos de seguro de saúde não cobrem os custos de cuidados médicos no mar, em países estrangeiros ou de evacuação aérea, a não ser que tal tenha sido especificamente combinado. Os hóspedes são encorajados a obter um seguro médico de viagem antes da viagem para serem reembolsados pelos serviços prestados.
Para nos informar da sua necessidade ou exigência especial, preencha o Formulário de Necessidades Especiais
Transporte de medicação a bordo
Tenha em atenção que os frigoríficos do camarote não são adequados para medicamentos refrigerados. Sugerimos que traga sacos térmicos com blocos de gelo ou que solicite o armazenamento dos medicamentos no frigorífico do centro médico. Os medicamentos armazenados no frigorífico do centro médico só podem ser acedidos durante o horário de funcionamento.
Poderão aplicar-se restrições a viagens com determinados medicamentos controlados. Os hóspedes são responsáveis por garantir que cumprem todos os requisitos específicos dos países por onde estão a viajar. Recomenda-se que os passageiros levem consigo e guardem uma carta médica explicativa assinada e datada do seu médico assistente, que especifique a indicação para a utilização de qualquer medicamento sujeito a receita médica. O pessoal de bordo não pedirá habitualmente para ver a documentação; no entanto, esta poderá ser solicitada em caso de dúvidas por parte das autoridades locais ou se forem necessárias informações adicionais.
Para nos informar da sua necessidade especial ou requisito especial, preencha o Formulário de Necessidades Especiais
Mobilidade reduzida
Instalações no Camarote
Os camarotes acessíveis são maiores e oferecem mais espaço de manobra do que os camarotes normais e dispõem de instalações e equipamentos adicionais para satisfazer necessidades especiais.
Os camarotes acessíveis, especialmente equipados para hóspedes com deficiência e/ou mobilidade reduzida, estão disponíveis nos seguintes navios:
MSC Armonia, MSC Bellissima, MSC Divina, MSC Euribia, MSC Fantasia, MSC Grandiosa, MSC Lirica, MSC Magnifica, MSC Meraviglia, MSC Musica, MSC Opera, MSC Orchestra, MSC Poesia, MSC Preziosa, MSC Seascape, MSC Seashore, MSC Seaside, MSC Seaview, MSC Sinfonia, MSC Splendida, MSC Virtuosa, MSC World America (from 2025) e MSC World Europa.
Serviço de Tender
Scooters de Mobilidade/Cadeiras de Rodas
As scooters / cadeiras de rodas podem ser trazidas a bordo dos navios da MSC Cruzeiros: as scooters devem ser guardadas e as baterias recarregadas no seu camarote, que está equipado com tomadas de 110V (tomadas do tipo americano) e 220V (tomadas do tipo alemão), evitando a ligação quando utilizar o secador de cabelo. Tenha em conta que a trotinete minimiza o espaço disponível no camarote. Por razões de segurança, as cadeiras de rodas e as trotinetas não podem ser guardadas nos corredores.
A sua scooter pessoal deverá caber num camarote standard com uma porta de entrada limitada (58 cm (cerca de 1,9 pés) no MSC Divina e MSC Armonia, 68 cm (cerca de 2,23 pés) no MSC Lirica, MSC Sinfonia e MSC Opera, 62 cm (cerca de 2,03 pés) nos restantes). Se a sua scooter for maior do que a dimensão indicada para o navio escolhido, deverá reservar um camarote H ou alugar uma scooter mais pequena. As segways e outros veículos semelhantes não podem ser utilizados a bordo. Serão confiscados e podem ser retirados do navio para serem utilizados no porto.
Tenha também em atenção que os passadiços de alumínio utilizados se a rampa não puder ser acionada têm menos de 80 cm (cerca de 2,62 pés) de largura.
Gestantes
Os Centros e os equipamentos médicos a bordo não estão tecnicamente adaptados para atender casos de parto ou de complicações gestacionais.
As mulheres grávidas que tenham até 23 (vinte e três) semanas de gravidez até o último dia do cruzeiro poderão viajar mediante autorização médica. Assim, a hóspede gestante deverá, obrigatoriamente, apresentar no momento do embarque atestado médico confirmando o estágio e as condições de saúde para realizar o cruzeiro. A empresa não permite o embarque de hóspede que esteja com 24 (vinte e quatro) semanas ou mais de gestação até o fim do cruzeiro. Caso a gestante tenha mais de 24 (vinte e quatro) semanas de gestação até o fim de cruzeiro, ou na falta do atestado com as informações, a empresa reserva-se o direito de recusar o embarque, não tendo responsabilidade sobre essa recusa.
Deficiência visual
Deficiência auditiva
Por razões de segurança, os Passageiros que tiverem deficiência auditiva têm de viajar com um cuidador. Passageiros com deficiência auditiva parcial podem viajar sozinhos, na condição de solicitarem a instalação de um Sistema de Telefonia para Deficientes Auditivos (TDD) no seu camarote aquando da reserva. Este kit, disponível em número limitado em todas as embarcações da MSC, inclui indicadores luminosos e vibratórioso, um telefone de texto e um despertador analógico.
Diálise
Os hóspedes em tratamento de diálise peritoneal podem viajar normalmente, levando consigo todos os medicamentos e equipamentos que possam ser necessários durante o cruzeiro.
A MSC Cruzeiros não fornece hemodiálise individual.
Os hóspedes que estiverem estáveis e capazes de gerir de forma independente a diálise peritoneal em casa podem viajar em cruzeiros que não incluam travessias transoceânicas ou itinerários remotos.
Os Passageiros serão responsáveis pelo fornecimento de todo o equipamento, medicamentos e consumíveis necessários para efetuar a diálise de forma autónoma.
Os hóspedes devem contactar a sua empresa de material médico para se abastecerem de material de diálise para todo o cruzeiro. Os Passageiros são responsáveis por garantir que os fornecimentos adequados de fluidos de diálise estão a bordo e armazenados no seu camarote antes da partida.
O pessoal médico a bordo não tem formação na gestão da diálise peritoneal.
Crianças com necessidades especiais
As crianças com necessidades especiais têm acesso normal a todos os serviços e instalações a bordo. Embora o pessoal de animação não ofereça um serviço de acolhimento de crianças, tem formação para proporcionar uma vasta gama de entretenimento especificamente destinado às crianças. Note-se que não é oferecido um serviço de supervisão individual a bordo dos nossos navios.
Todas as crianças, incluindo as que têm necessidades especiais, são afectadas a uma determinada área de entretenimento em função da sua idade. Se necessário, as crianças ou jovens com necessidades especiais podem ser colocados num grupo etário inferior (com o acordo dos pais), ou podem participar em actividades específicas, juntamente com os pais, se necessário.
Para nos informar sobre a sua necessidade especial ou requisito especial, preencha o Formulário de Necessidades Especiais
Dietas especiais (Refeições sem glúten, Kosher e Halal, Refeições vegetarianas e veganas)
Temos em mente as necessidades dietéticas especiais quando planeamos os nossos menus e servimos as nossas refeições.
A MSC Cruzeiros S.A. está ciente de que alguns alimentos podem causar uma reação alérgica em certos hóspedes devido à intolerância a alguns ingredientes, tais como os 14 principais alergénios reconhecidos listados no Regulamento (UE) n.º 1169/2011; por isso, os Passageirossão convidados a informar a Companhia de qualquer alergia no momento da reserva, mas o mais tardar 30 dias antes da viagem (preenchendo devidamente o formulário de Necessidades Especiais). Pedimos ainda aos hóspedes que comuniquem essa alergia ou intolerância à Receção - Serviço de Apoio ao Hóspede e ao Maître d'hôtel na Sala de Jantar Principal aquando do primeiro embarque no navio e antes de consumirem qualquer alimento ou bebida a bordo. Apesar de existirem várias opções nos nossos vários restaurantes, os pedidos alimentares e dietéticos especiais só podem ser satisfeitos nas nossas salas de jantar principais.
Apesar dos nossos esforços, não podemos excluir a possibilidade de contaminação cruzada entre alimentos. Recomendamos aos nossos clientes que tenham conhecimento de alergias ou intolerâncias que tragam sempre consigo os seus medicamentos de emergência, tal como prescritos pelo médico, para poderem reagir em caso de reação alérgica.
Quando reservar uma excursão com uma refeição incluída ou quando jantar no Ocean Cay, lembre-se de comunicar sempre a sua alergia/intolerância ao pessoal competente.
Por razões médicas ou para bebés, os hóspedes podem pedir especificamente que alguns alimentos sejam misturados a bordo. Os hóspedes também podem trazer para bordo os seus alimentos especiais selados, mediante autorização escrita da Empresa. Os produtos a levar para bordo devem respeitar os regulamentos da UE em matéria de rotulagem/embalagem de alimentos, não devem ter uma data de validade iminente e, uma vez abertos, devem ser consumidos de acordo com as instruções do rótulo. No interior do camarote, existe uma geleira, que não é um frigorífico, pelo que não pode ser utilizada para armazenar alimentos. Recomenda-se que traga consigo sacos de congelação. Não é permitida comida caseira. O pessoal de bordo não está autorizado a armazenar ou manipular (cozinhar, aquecer, etc.) os alimentos que os nossos clientes trazem para bordo.
Para nos informar sobre a sua necessidade especial ou requisito especial, por favor preencha o Formulário de Necessidades Especiais
Sem Gluten
Por favor, esteja ciente de que no MSC Armonia, MSC Sinfonia,MSC Opera e no MSC Lirica os passageiros podem encontrar apenas uma seleção limitada de snacks sem glúten pré-embalados, tais como biscoitos, croissants, pães-de-ló e muffins. Os celíacos são, por isso, aconselhados a reservar um cruzeiro em qualquer outro navio da frota.
Refeições Kosher & Halal
As refeições kosher (pequeno-almoço, almoço e jantar pré-embalados) podem estar disponíveis a bordo por um custo adicional de 25 €/$30 pp/dia. As refeições kosher podem ser consumidas nos restaurantes principais e devem ser reservadas pelo menos 30 dias antes da partida do navio.
Os produtos halal (carne de vaca, borrego e aves) podem estar disponíveis a bordo mediante pedido prévio do hóspede, pelo menos dois meses antes da partida;
Refeições Vegetarianas ou Vegan
Os pratos vegetarianos e veganos são incorporados nos menus dos restaurantes principais e na oferta culinária do restaurante buffet.
Os Passageiros com intolerâncias, alergias e/ou necessidades alimentares devem informar a MSC Cruzeiros das suas necessidades através do Formulário de Necessidades Especiais e, uma vez a bordo, confirmar as suas necessidades na Receção-Guest Service e/ou com o Maître d'hôtel.