Carta de Direitos do Passageiro da Indústria de Cruzeiros
Carta de Direitos do Passageiro da Indústria de Cruzeiros
Os membros da Associação Internacional de Cruzeiros (Cruise Lines International Association) estão empenhados em garantir o conforto e cuidados de todos os passageiros em cruzeiros transoceânicos por todo o mundo. Para assumir e concretizar este compromisso, os nossos membros concordaram em adoptar o seguinte conjunto de direitos dos passageiros.
Desembarque
Reembolso
2. O direito ao reembolso total de uma viagem que seja cancelada devido a falhas mecânicas, ou reembolso parcial de viagens que forem terminadas antes da data devido a estas falhas.
Assistência médica
3. O direito a ter disponível, em navios que operam além dos rios e águas costeiras a tempo inteiro, cuidados médicos de emergência profissionais, conforme necessário, até que os cuidados médicos em terra sejam disponibilizados.
Actualizações de itinerários
4. O direito a actualizações de informação atempadas relativamente a quaisquer ajustamentos do itinerário do navio em caso de falha mecânica ou emergência, assim como actualizações atempadas sobre o estado dos esforços para reparar falhas mecânicas.
Procedimentos de emergência
5. O direito a uma tripulação do navio que tenha formação adequada em procedimentos de emergência e evacuação.
Fonte de energia de emergência
6. O direito a uma fonte de energia de emergência em caso de falha do gerador principal.
Transporte
7. O direito* ao transporte para o porto de desembarque marcado do navio ou para a cidade de residência do passageiro caso o cruzeiro seja terminado antes da data devido a falhas mecânicas.
* Ao critério da Empresa.
Alojamento
Número de telefone gratuito
9. O direito a ter, na página de internet da linha de cruzeiro, um número de telefone gratuito que possa ser utilizado para perguntas ou informação relativa a qualquer aspecto das operações a bordo.**
** Sempre que possível e disponível, para todos os países numa região com acesso à página de internet.