Acessibilidade & Saúde

INCLUINDO NECESSIDADES ESPECIAIS PARA MOBILIDADE, SAÚDE E EXIGÊNCIAS DIETÉTICAS

A MSC Cruzeiros e sua equipe sempre estiveram atentos às necessidades de seus Passageiros, e esforçam-se constantemente para oferecer o melhor serviço possível, atendendo aos padrões internacionais de acessibilidade.

Para informações sobre a assistência fornecida a bordo e nos nossos terminais portuários, consulte as secções abaixo.

Também pode encontrar informações relacionadas a necessidades especiais nas Condições Gerais de Reserva e na secção Condições de Transporte.

Esta informação deve ser fornecida preferencialmente no momento da reserva (preenchendo o formulário disponibilizado AQUI) ou, o mais tardar, pelo menos 30 dias úteis antes da partida (no caso de gravidez, pelo menos 2 semanas).

Isto dar-nos-á tempo para prestar o melhor serviço possível aos nossos Passageiros, o que depende das instalações e recursos a bordo de cada navio. Se formos notificados após este prazo, faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para prestar os serviços solicitados, mas tal poderá não ser possível num prazo tão curto.

Se reservou o seu cruzeiro através de uma agência de viagens, a documentação deverá ser enviada diretamente para o seu agente de viagens. No entanto, se reservou através do nosso Website, a documentação deve ser enviada para o seguinte endereço de correio eletrónico: reservas.clientes@msccruzeiros.pt.

Os passageiros só serão impedidos de reservar ou embarcar em circunstâncias excepcionais e apenas em caso de ameaça grave ou urgente à segurança dos passageiros ou da tripulação.

Todos os dados pessoais fornecidos pelos passageiros serão tratados em conformidade com a nossa Política de Privacidade.

Para mais informações sobre os serviços oferecidos a bordo, sobre a forma de nos informar de quaisquer necessidades especiais ou outros requisitos não expressamente mencionados nesta secção, contacte o seu agente de viagens.

NOTA IMPORTANTE: Qualquer Passageiro com mobilidade reduzida pode viajar sozinho se for totalmente independente.



Para nos informar da sua necessidade ou exigência especial, preencha o Formulário de Necessidades Especiais

 

1- Acessibilidade

Por favor consulte os detalhes abaixo sobre as diferentes necessidades de acessibilidade. Isto ajudará a determinar se as acomodações que podemos oferecer são adequadas para que você e o seu grupo viajem com segurança e conforto. Qualquer solicitação de acessibilidade ou médica pode ser sinalizada preenchendo o Formulário de Solicitação de Acessibilidade e Médica disponível aqui e em todas as agências de viagens credenciadas. Essas informações devem ser fornecidas preferencialmente no momento da reserva ou, pelo menos 30 dias antes do embarque.

  • Se estiver grávida, a informação deve ser fornecida pelo menos duas semanas antes da data de embarque.
  • Para cães de serviço, tal é exigido pelo menos 60 dias antes da data de embarque.
  • Note que, devido à complexidade do itinerário do World Cruise, aplicam-se prazos antecipados.

 

Isto permite-nos tempo para prestar o melhor serviço possível aos nossos Passageiros, que é determinado pelas instalações e recursos a bordo de cada navio. Se não recebermos uma notificação atempada, a MSC Cruzeiros não pode garantir o alojamento solicitado. No entanto, esforçar-nos-emos sempre para garantir que todos os Passageiros recebam o alojamento de que necessitam para desfrutar do seu tempo a bordo. Devido à disponibilidade limitada de alojamento acessível, recomendamos que os Passageiros nos notifiquem o mais rapidamente possível, uma vez que serão atribuídos por ordem de chegada.

 

A documentação deverá ser enviada directamente para o seu Agente de Viagens.

 

1.1 MOBILIDADE REDUZIDA 

Para os Passageiros que utilizam principalmente cadeiras de rodas ou scooters de mobilidade, recomendamos vivamente que reservem um camarote para Passageiros com deficiência ou mobilidade reduzida. Estes camarotes foram especificamente concebidos com características de acessibilidade melhoradas, incluindo corrimãos de apoio, rampas para facilitar o acesso à varanda, prateleiras mais baixas para um armazenamento conveniente, casas de banho espaçosas em estilo wet-room e portas de entrada mais largas para uma navegação mais suave. Estas características bem pensadas foram incorporadas para satisfazer as necessidades únicas das pessoas com mobilidade reduzida, promovendo uma experiência mais confortável e independente.

  

Embora os camarotes padrão possam ser adequados para Passageiros com deficiências motoras leves ou que não necessitem de cadeira de rodas para se deslocarem pelo camarote, não são adequados para hóspedes que dependem de cadeira de rodas como principal meio de locomoção. Como a disponibilidade de camarotes para pessoas com mobilidade reduzida é limitada e as solicitações serão atendidas por ordem de chegada, é importante solicitá-los o mais rápido possível e considerar também a possibilidade de alterar a data da viagem. Se optar por reservar um camarote padrão, está a reconhecer que consegue ficar em pé por breves momentos e dar um passo sem um dispositivo de mobilidade e que consegue aceder à área da casa de banho sem apoios adicionais (pode solicitar um banco de duche, se necessário). Se utiliza uma cadeira de rodas ou scooter, é essencial verificar se o seu equipamento cumpre as nossas restrições de tamanho.  

  

A cadeira de rodas não deve exceder 50 cm (20 polegadas) de largura, ter um limite de peso de 45 kg (99 libras) e, quando dobrada, não deve exceder 50 cm (20 polegadas). Estas limitações existem para garantir a manobrabilidade e o armazenamento seguros dentro do espaço do camarote. Por motivos de segurança e conveniência, cadeiras de rodas, scooters de mobilidade e outros dispositivos auxiliares de mobilidade devem ser armazenados dentro do seu camarote quando não estiverem a uso. Não podem ser armazenados nos corredores. Por favor, tenha isso em consideração ao reservar um camarote normal.

Esta política está em conformidade com os Regulamentos Internacionais de Segurança e ajuda a manter as passagens claras e seguras em todo o navio. 

Dadas as rigorosas normas internacionais de segurança que regem os navios de cruzeiro e a capacidade limitada para transportar dispositivos de mobilidade assistida, é imperativo que declare quaisquer cadeiras de rodas ou scooters que pretenda levar a bordo no momento da reserva ou assim que tiver conhecimento da necessidade de os levar. Este aviso prévio permite-nos avaliar a disponibilidade de espaço e tomar as providências necessárias para acomodar o seu dispositivo. A não disponibilização desta informação no momento da reserva pode, infelizmente, resultar na recusa de embarque do seu dispositivo, uma situação que nos comprometemos a ajudar a evitar.

 

Para apoiar ainda mais os Passageiros com mobilidade reduzida, a MSC Cruzeiros oferece uma variedade de serviços:

  • Ajudas à mobilidade: Os Passageiros podem trazer cadeiras de rodas manuais ou eléctricas ou scooters, bem como outras ajudas à mobilidade, tais como bengalas, andarilhos, muletas e caixas de apoio, que devem ser guardadas dentro do camarote. Lembre-se de comunicar isso durante a sua reserva de cruzeiro através do Formulário de Acessibilidade e Solicitação Médica. Se planeia trazer uma cadeira de rodas elétrica ou scooter, especifique o tipo de bateria que ela usa (gel, seca ou lítio). Por motivos de segurança, baterias húmidas não são permitidas a bordo dos navios da MSC.  

Confirme as dimensões do navio específico em que irá viajar para garantir que o seu dispositivo de mobilidade passa confortavelmente pela porta do camarote.

Existem cadeiras de rodas disponíveis a bordo dos nossos navios, para utilização pelos Passageiros apenas durante o embarque e desembarque, ou em caso de emergência. Os Passageiros que necessitem de utilização constante de uma cadeira de rodas ou qualquer outra forma de apoio devem trazer o seu próprio equipamento. É da responsabilidade do Passageiro verificar junto dos fabricantes/fornecedores relevantes se este equipamento é seguro para levar a bordo e utilizar num navio de cruzeiro, e organizar tanto a sua entrega no terminal de partida a tempo do embarque, como a sua recolha no final do cruzeiro.

  • Comodidades do Camarote: Mediante solicitação, podemos fornecer um banco de banho nos camarotes padrão para aumentar o conforto e a segurança. 

  • Excursões em terra: A MSC Cruzeiros oferece “excursões acessíveis” projetadas especificamente para Passageiros com mobilidade reduzida. Recomendamos que verifique a disponibilidade destas excursões no momento da reserva, pois podem variar dependendo do destino. 

  • Assistência no embarque e desembarque: Informamos que fora do terminal de cruzeiros a assistência não é garantida. No entanto, a assistência está disponível do navio ao cais e vice-versa nos portos de escala, mas uma vez em terra a MSC não poderá prestar assistência, e os Passageiros deverão ser capazes de desfrutar da sua visita de forma autónoma. 

  • Assistência no aeroporto e no voo: Se reservou os seus voos através da MSC Cruzeiros, solicitamos que nos informe no momento da reserva sobre quaisquer necessidades de acessibilidade. 

  • Transferes acessíveis: Caso necessite de adquirir um transfer do aeroporto para o terminal de cruzeiros e vice-versa, certifique-se de que solicita um transfer acessível através da sua agência de viagens ou do nosso Centro de Contacto MSC Cruzeiros.

 

Serviço de tender (bote de trasfer): Em alguns portos, devido a necessidades operacionais, o navio fica ancorado, pelo que os Passageiros desembarcarão do navio utilizando um serviço de bote complementar que funciona entre o navio e a costa durante toda a permanência do navio no porto.

Se o itinerário do cruzeiro incluir portos onde são utilizados botes para acesso à costa, tenha em atenção que os Passageiros devem estar suficientemente aptos e móveis para embarcar e desembarcar do bote sem assistência. Isto significa que os Passageiros devem ter em consideração o uso de degraus, a possibilidade de espaços vazios, a diferença de altura entre a plataforma e o tender, o potencial movimento repentino do tender, as dimensões e o peso do dispositivo de mobilidade. Informamos que os membros da tripulação não estão autorizados a transportar cadeiras de rodas ou scooters de mobilidade para dentro do tender. Em caso de dúvida sobre o itinerário, não hesite em contactar o nosso Centro de Contacto MSC.


Para informar-nos sobre a sua necessidade de mobilidade reduzida, preencha ESTE FORMULÁRIO

 

1.2 DEFICIÊNCIA VISUAL

 

Os Passageiros com deficiência visual encontrarão placas em braille na entrada da porta do camarote e instruções de segurança disponíveis em braille (além de uma versão em áudio em inglês). Par além disso, a maioria das placas dos elevadores a bordo estão em braille, com a adição do sinal de chamada de áudio nos navios de última geração.

Para Passageiros com deficiência visual parcial, os programas e menus diários digitais podem estar disponíveis em versões com letras grandes, mediante solicitação.

Os cães de serviço são bem-vindos a bordo dos nossos navios. Consulte a secção dedicada no capítulo 1.8.

Embora a nossa equipa a bordo esteja empenhada em prestar um serviço de excelência, é importante notar que não está especificamente treinada para prestar cuidados diários ou assistência em tarefas pessoais, tais como comer, vestir-se ou higiene pessoal, nem pode oferecer um serviço de orientação 24 horas por dia, 7 dias por semana. No dia do embarque, pode ser oferecida uma visita de orientação ao navio, mediante solicitação, juntamente com uma reunião com a nossa equipa para fornecer uma visão geral do programa do navio e das atividades de entretenimento.

Quanto mais informações forem fornecidas, mais poderemos atender às suas necessidades. Por exemplo, saber o grau de deficiência visual e o nível de autonomia nos ajudará a entender o nível de assistência que você pode precisar e nos permitirá fornecer o apoio adequado.

 

Para informar-nos sobre a sua deficiência visual, por favor preencha ESTE FORMULÁRIO

 

1.3 DEFICIÊNCIAS AUDITIVAS & DA FALA

 

De acordo com os Regulamentos Internacionais de Segurança (SOLAS), os Passageiros com deficiência auditiva terão automaticamente um kit do sistema TDD/TTY instalado no seu camarote. Este kit inclui normalmente dispositivos luminosos e vibratórios instalados debaixo do colchão da cama, um telefone de texto para comunicar com a receção-serviço ao hóspede e um despertador analógico para garantir que pode receber alertas importantes e comunicar eficazmente. Como esses kits estão disponíveis em número limitado em cada navio, eles serão atribuídos por ordem de chegada.

Para deficiências auditivas leves, um amplificador de som está disponível na recepção principal para aumentar a qualidade da comunicação com a nossa equipa.

Os hóspedes também podem participar num cruzeiro com um intérprete de linguagem gestual para melhorar ainda mais o acesso à comunicação. É possível solicitar uma reunião com a equipa a bordo no dia do embarque para obter uma visão geral do programa do navio e das atividades de entretenimento.



Para nos informar sobre o seu pedido relativo à sua deficiência auditiva e da fala, preencha o formulário no seguinte link Formulário de Acessibilidade e Pedido Médico

 

1.4 NECESSIDADES RESPIRATÓRIAS

 

CPAP / BIPAP

Se utilizar um aparelho CPAP ou BIPAP, certifique-se de que o seu dispositivo é compatível com a fonte de alimentação do navio, que é de 120 V/60 Hz ou 240 V/60 Hz. As tomadas nos camarotes acomodam fichas do tipo americano e do tipo europeu. Recomendamos que leve os seus dispositivos elétricos a bordo como bagagem de mão para evitar danos durante o transporte. Água destilada e cabos de extensão estão disponíveis gratuitamente a bordo; no entanto, será cobrada uma taxa se o cabo de extensão não for devolvido. Por motivos de segurança, os Passageiros não estão autorizados a trazer os seus próprios cabos de extensão a bordo. Se precisar de cabos de extensão, solicite-os no momento da reserva.

Oxigénio

Esteja ciente de que o centro médico a bordo tem um suprimento limitado de oxigénio, destinado principalmente ao uso por pacientes dentro das instalações médicas. Portanto, se necessitar de oxigenoterapia de longo prazo, é da sua responsabilidade providenciar o seu suprimento regular de oxigénio enquanto estiver a bordo.

Se necessitar de oxigénio, observe o seguinte:

  • Concentradores de oxigénio: Tal como qualquer outro dispositivo elétrico, os concentradores de oxigénio devem ser compatíveis com a fonte de alimentação a bordo. Recomenda-se o uso de bateria de reserva, e os concentradores devem ser transportados como bagagem de mão. 

  • Cilindros de gás comprimido: O fornecimento de cilindros de oxigénio deve ser providenciado através de um fornecedor. O tamanho máximo permitido é E ou M-24 (680 L a 2.200 psi). Por motivos de segurança, apenas um cilindro é permitido no camarote por vez, embora possa haver armazenamento seguro adicional disponível mediante solicitação. O armazenamento seguro de cilindros é limitado e deve ser solicitado com bastante antecedência da data da viagem. Você é responsável por garantir que o seu suprimento tenha sido entregue e armazenado com segurança antes da viagem. Esteja ciente de que os cilindros de oxigénio podem ser restritos em voos, portanto, é sua responsabilidade consultar a companhia aérea antes da viagem. 

  • Reservatório de gás líquido: Reservatórios de oxigénio líquido com peso máximo de 55 kg podem ser permitidos se houver armazenamento seguro adequado disponível a bordo. Isso será determinado caso a caso pelo Departamento de Segurança. As solicitações devem ser feitas no momento da reserva ou o mais rápido possível. Você é responsável por encher os cilindros portáteis, pois a tripulação do navio não é treinada para fazer isso.

 

Ventilação Mecânica

  • Para os Passageiros que necessitam de ventilação mecânica, é essencial fornecer informações detalhadas no momento da reserva ou, pelo menos, 30 dias antes do embarque. Essas informações devem incluir detalhes sobre o tipo de ventilador, a capacidade da bateria sobressalente e os cuidadores que são capazes de operar o equipamento. Não recomendamos viajar em itinerários remotos, incluindo travessias oceânicas, regiões específicas como a Antártida ou África, itinerários com vários dias consecutivos no mar ou em locais remotos onde os recursos são limitados em caso de falha do dispositivo. 

 

Para informar-nos sobre as suas necessidades respiratórias, preencha ESTE FORMULÁRIO

 

1.5 DEFICIÊNCIA COGNITIVA

 

Para melhor antecipar as necessidades dos nossos passageiros com condições cognitivas, comportamentais ou de saúde mental, recomendamos consultar o seu médico antes do cruzeiro e considerar viajar com um acompanhante para apoio em caso de necessidade, uma vez que a nossa equipa não pode fornecer assistência pessoal diária.

  • A nossa equipa médica trata de emergências, não de cuidados diários. Dependendo dos regulamentos locais, poderá ser necessário um atestado médico de aptidão para viajar.

  • Esteja ciente de que o ambiente do cruzeiro é barulhento, com multidões e luzes brilhantes. Leve isso em consideração, juntamente com o tamanho do navio em termos de capacidade de passageiros, ao escolher o seu cruzeiro.

Informamos também que crianças com autismo são bem-vindas ao nosso Mini Clube, desde que sejam independentes e saibam usar o wc, pois a nossa equipa de jovens, totalmente treinada em autismo, não pode ajudar com cuidados pessoais.

Para informar-nos sobre os seus impedimentos cognitivos, preencha ESTE FORMULÁRIO

 

1.6 DIETAS ESPECIAIS E ALERGIAS ALIMENTARES, REFEIÇÕES COM INGREDIENTES SEM GLÚTEN, REFEIÇÕES KOSHER E CARNE HALAL, REFEIÇÕES VEGETARIANAS E VEGANAS

 

A MSC Cruzeiros S.A. faz todos os esforços para satisfazer as necessidades alimentares dos nossos passageiros, sempre que possível.

Temos em conta as necessidades especiais ao planear os nossos menus e servir as nossas refeições.

1.6.1 ALERGENOS

A MSC Cruzeiros S.A. está ciente de que alguns alimentos podem causar uma reação alérgica devido à intolerância a alguns ingredientes, tais como os 14 principais alérgenos reconhecidos listados no Regulamento (UE) n.º 1169/2011, que são: glúten, soja, amendoim, tremoço, frutos secos ou nozes, sésamo, crustáceos, peixe, moluscos, produtos lácteos, ovo, mostarda, sulfito de aipo e dióxido de enxofre; por isso, os hóspedes são aconselhados a informar a empresa sobre qualquer alergia no momento da reserva, mas o mais tardar 30 dias antes do embarque (preenchendo o Formulário de Acessibilidade). Solicitamos ainda aos passageiros que comuniquem as suas necessidades alimentares especiais à receção - Serviço de Atendimento ao Cliente e ao maître d'hôtel na sala de jantar principal ao embarcar no navio e antes de consumir qualquer alimento ou bebida a bordo. Embora existam várias opções nos nossos diversos restaurantes, as nossas salas de jantar principais estão mais bem equipadas para lidar com pedidos de dietas especiais e reduzir o risco involuntário de contaminação cruzada. Por isso, recomendamos vivamente aos hóspedes com alergias que tomem as suas refeições nas salas de jantar principais, onde a nossa equipa de restauração está mais bem preparada para os ajudar.

Embora a MSC tenha implementado medidas preventivas robustas, o risco de contaminação cruzada acidental por alergénios não pode ser completamente descartado devido ao espaço limitado no navio. Aconselhamos os nossos passageiros com conhecimento sobre alergias ou intolerâncias a levar sempre consigo os medicamentos de emergência prescritos pelo seu médico, para que possam responder eficazmente em caso de reação alérgica.

Ao reservar uma excursão com refeição incluída, lembre-se de sempre comunicar suas necessidades alimentares especiais à equipa.

Informamos que, em ilhas e praias privadas, temos capacidade limitada para garantir o controle total de alergénios. Consequentemente, a MSC recomenda que os passageiros com necessidades alimentares específicas façam as suas refeições no restaurante principal a bordo.

1.6.2 REFEIÇÕES COM INGREDIENTES SEM GLUTEN

A MSC Cruzeiros oferece menus dedicados para refeições com ingredientes sem glúten (pequeno-almoço, almoço e jantar) nos restaurantes principais da maioria dos seus navios. Os passageiros sensíveis ao glúten devem sempre contactar o supervisor do restaurante.

Informamos que no MSC Armonia, MSC Sinfonia, MSC Opera e MSC Lirica, os passageiros têm à sua disposição apenas uma seleção limitada de snacks comerciais pré-embalados sem glúten, tais como biscoitos, croissants, bolos esponjosos e muffins.

Os passageiros celíacos ou sensíveis ao glúten devem sempre contactar o supervisor de refeições.

 

1.6.3 REFEIÇÕES KOSHER

Refeições kosher (pequeno-almoço, almoço e jantar pré-embalados) podem estar disponíveis a bordo por um custo adicional de € 25/$ 30 por pessoa/dia. As refeições kosher podem ser consumidas nos restaurantes principais e devem ser reservadas pelo menos 30 dias antes da partida do navio. Considerando a seleção restrita de opções, não se esqueça de sempre especificar qualquer alergia ou intolerância.

1.6.4 CARNE HALAL

Produtos halal (carne bovina, ovina e aves) podem estar disponíveis a bordo mediante solicitação prévia do passageiro com pelo menos 30 dias de antecedência da partida do navio. Se formos notificados fora deste prazo, faremos tudo ao nosso alcance para fornecer os serviços solicitados, mas isso não pode ser garantido em tão curto prazo.

1.6.5 REFEIÇÕES VEGETARIANAS/ VEGAN

Pratos vegetarianos e veganos estão incorporados nas nossas ofertas culinárias do buffet e da sala de jantar. O nosso menu na sala de jantar inclui sempre opções vegetarianas e veganas.

1.6.6OUTRAS EXIGÊNCIAS DIETÉTICAS

Os passageiros que precisarem de aquecer leite em pó ou leite materno devem dirigir-se ao serviço de quartos.

Por motivos médicos ou para bebés, os passageiros podem solicitar especificamente que alguns alimentos sejam misturados a bordo.

Os passageiros que, por motivos médicos, desejarem trazer os seus próprios aditivos para os alimentos servidos a bordo devem, por motivos de segurança, encarregar-se eles próprios da mistura e dosagem.

Após aprovação por escrito da Companhia, os passageiros também podem trazer os seus alimentos especiais selados a bordo. Os produtos a serem levados a bordo devem respeitar os regulamentos de rotulagem/embalagem de alimentos da UE e não devem ter uma data de validade iminente. Uma vez abertos, devem ser consumidos de acordo com as instruções do rótulo. A nossa equipa a bordo não está autorizada a armazenar, cozinhar ou aquecer alimentos trazidos pelos passageiros.

 

Para informar-nos sobre o seu pedido especial de dieta, preencha ESTE FORMULÁRIO

 

1.7 DISPOSITIVO IMPLANTADO

 

Os passageiros com dispositivos médicos implantados (por exemplo, pacemakers/desfibriladores) devem informar a nossa equipa de segurança no momento do embarque, para que a mesma possa fornecer uma alternativa segura de rastreio.

 

1.8 CÃO DE ASSISTÊNCIA

 

1.8.1 QUANDO UM CÃO É UM ANIMAL DE ASSISTÊNCIA

Um cão de serviço é um cão que foi treinado individualmente para trabalhar ou realizar tarefas para uma pessoa com deficiência. As tarefas realizadas pelo cão devem estar diretamente relacionadas com a deficiência da pessoa. A MSC aceita cães de serviço a bordo dos seus navios de cruzeiro, desde que estejam em boa saúde e possuam todos os documentos necessários para entrar nos países estrangeiros visitados durante o cruzeiro. Para cruzeiros que incluem águas do Reino Unido, o cão deve ser membro efetivo da Assistance Dogs International (ADI) ou da International Guide Dog Federation (IGDF).

Cães de serviço que ainda estão em treino, animais de apoio emocional e animais de companhia não são reconhecidos como cães de assistência e, portanto, não são permitidos nos navios da MSC. 

 

1.8.2 CÃO DE ASSISTÊNCIA A BORDO DE UM NAVIO DE CRUZEIRO

A MSC Cruzeiros pode fornecer uma área de descanso com cobertura vegetal, mas o passageiro, por sua vez, compromete-se a ser pessoalmente responsável pela custódia, alimentação e cuidados gerais do animal durante todo o período a bordo (com a ajuda de um cuidador ou companheiro de viagem, se aplicável) e pelos possíveis danos causados pelo seu cão de serviço. Se o comportamento do cão de serviço criar uma alteração fundamental ou uma ameaça direta à segurança, o cão poderá ser impedido de embarcar ou removido do navio juntamente com o proprietário, às custas do passageiro. Os cães de serviço estão autorizados a acompanhar a pessoa com deficiência em todas as áreas públicas, incluindo restaurantes. Enquanto estiverem em áreas públicas, os cães devem estar com trela, arnês ou outro dispositivo de restrição. Devido a regulamentos sanitários, os cães de serviço não são permitidos em instalações aquáticas recreativas: piscinas, banheiras de hidromassagem, parques aquáticos ou instalações de spa.

Se o passageiro optar por desembarcar do navio num porto em que o cão de serviço deve permanecer a bordo, o passageiro deve tomar providências para garantir que o cão seja cuidado. Observe que a tripulação do navio não está disponível nem treinada para cuidar do cão, nem o cão pode ser deixado na cabine sem supervisão.

Não oferecemos o serviço de um veterinário a bordo e os médicos do navio não podem ajudar. Devido à natureza de algumas excursões em terra, tenha em atenção que os animais de serviço podem não ser permitidos.

 

1.8.3 DOCUMENTAÇÃO DO CÃO DE ASSISTÊNCIA

É da responsabilidade do passageiro garantir que todos os documentos relacionados com o cão de serviço estão em conformidade com todos os regulamentos locais para cada porto de escala do itinerário e são apresentados à empresa pelo menos 60 dias antes do início do cruzeiro.

Tenha em atenção que, para o cruzeiro mundial, a documentação deve ser apresentada à empresa pelo menos 6 meses antes do início do cruzeiro, uma vez que o seu itinerário especial inclui mais de 15 países e 50 portos, alguns deles muito remotos e com requisitos de biossegurança muito rigorosos.

As cópias impressas dos documentos devem ser fornecidas no momento do embarque e à Recepção-Serviço de Passageiros uma vez a bordo.

Informamos que, em alguns portos de escala, o cão de serviço pode não ser autorizado a desembarcar, de acordo com as regras de imigração locais.

Os requisitos de documentação e imunização são estabelecidos pelas autoridades governamentais e não pela MSC Cruzeiros. Tenha em atenção que os requisitos estão sujeitos a alterações sem aviso prévio e que os planos de viagem/certificações devem ser partilhados com a nossa equipa de Acessibilidade para que esta confirme a conformidade com todas as autoridades sanitárias portuárias dos destinos, considerando também os portos de partida/trânsito. Se houver algum problema com a documentação do cão à entrada em qualquer porto, todos os custos relacionados com a quarentena ou reexportação do cão serão da responsabilidade do proprietário do cão. O passaporte do animal de estimação e os certificados de países terceiros devem ser assinados, datados e carimbados por um veterinário oficial certificado. Tenha em atenção que a obtenção dessas autorizações pode demorar semanas ou meses, e alguns países podem não permitir a entrada de animais. Cópias das autorizações preenchidas para cada porto de escala devem ser enviadas à equipa de acessibilidade da MSC Cruzeiros assim que estiverem disponíveis, antes da data de partida.



A documentação necessária inclui, entre outros:

Deve ser fornecida uma breve explicação por escrito sobre as tarefas específicas para as quais o animal foi treinado. Isso pode ser adicionado à seção de notas do formulário de Acessibilidade e Solicitação Médica. De acordo com alguns regulamentos locais específicos, um certificado de treinamento também pode ser solicitado.

Certificado veterinário atestando que o animal está saudável.

Autorizações do Departamento de Agricultura

Documento de identificação obrigatório do animal emitido pela autoridade sanitária local competente, carimbado nas 24 horas anteriores à viagem pelo veterinário que certifica a condição física do animal (para itinerários em águas europeias)



Pode consultar os seguintes sites:

  Itinerários em águas europeias https://food.ec.europa.eu/animals/movement-pets/travellers-points-entry_en  

  • Itinerários em águas dos EUA e nas Caraíbas:  

https://www.aphis.usda.gov/pet-travel https://www.cdc.gov/importation/dogs/?CDC_AAref_Val=https://www.cdc.gov/importation/bringing-an-animal-into-the-united-states/dogs.html  

Bermuda https://www.gov.bm/online-services/import-dog-or-cat  

Bahamas https://bahfsabahamas.com/ePermitting/PETS-Import-Permit-Step-by-Step-User-Manual-update.pdf?v9324   

  • Encorajamos os Passageiros do World Cruise a visitar também:  

Hawaii Department of Agriculture

Assistance dogs - DAFF

Ministro das Indústrias Primárias da Nova Zelândia
https://www.mpi.govt.nz/bring-send-to-nz/pets-travelling-to-nz/bringing-cats-and-dogs-to-nz/assistance-and-guide-dogs/


Nota importante: É responsável por obter as licenças de importação de todos os países que exigem esses documentos especiais e deve ter sempre esses documentos originais disponíveis. Informações específicas podem ser obtidas entrando em contacto com o 
United States Department of Agriculture, ou o consulado ou embaixada dos Estados Unidos aplicável de cada país para determinar as políticas desse país e obter as autorizações necessárias para cada porto de escala no itinerário da viagem.

2-Saúde e Medicina

2.1  CENTRO MÉDICO A BORDO

Os nossos centros médicos a bordo estão disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana, para emergências. Além disso, oferecemos consultas duas vezes por dia para necessidades médicas de rotina.

As nossas instalações médicas a bordo cumprem ou excedem os padrões para centros médicos de navios de cruzeiro adotados pela CLIA e incluem algumas capacidades de diagnóstico e tratamento; no entanto, os centros médicos do navio não têm os mesmos recursos que um hospital em terra. São compostos por médicos e enfermeiros registados a tempo inteiro, incluindo paramédicos em alguns navios. A sua função principal é prestar cuidados médicos de emergência e tratamento de curta duração, em vez de cuidados de enfermagem de longa duração. Os passageiros incapazes de realizar as suas atividades diárias de cuidados pessoais (alimentação, banho, vestir-se e ir à casa de banho, etc.) devem viajar com um cuidador que possa ajudá-los nessas tarefas.

Informamos que a equipa não médica a bordo não tem formação específica para prestar cuidados diários e não pode ajudar os passageiros em tarefas pessoais ou necessidades de higiene pessoal (alimentação, vestir-se, ir à casa de banho ou tomar banho).

 

2.2 GRAVIDEZ

Para a saúde e segurança da mãe e do feto, a MSC Cruzeiros não pode acomodar passageiras que estejam com mais de 23 semanas e 6 dias de gravidez em qualquer momento durante o cruzeiro. Se estiver grávida, mas com menos de 23 semanas e 6 dias em qualquer momento durante o cruzeiro, terá de apresentar uma carta do seu obstetra/ginecologista a confirmar a data prevista para o parto, que a sua gravidez é de baixo risco e que está apta a viajar sem acesso imediato a cuidados obstétricos ou neonatais especializados.

Para informar-nos sobre a sua gravidez, por favor preencha ESTE FORMULÁRIO 

 

2.3 DIÁLISE

A MSC Cruzeiros não oferece hemodiálise individual.

No entanto, passageiros que estejam estáveis e capazes de realizar diálise peritoneal domiciliar de forma independente são bem-vindos a bordo.

 

Diálise peritoneal

  • Esteja ciente de que existem riscos associados a viajar em navios de cruzeiro enquanto se submete a diálise. Por favor consulte o Formulário de Risco de Diálise (em Inglês).  É fundamental discutir os riscos com o seu nefrologista antes de optar por fazer um cruzeiro. Informe a MSC Cruzeiros sobre a sua condição no momento da reserva ou, pelo menos, 30 dias antes do embarque. Recomenda-se que os passageiros em diálise peritoneal não viajem em itinerários remotos ou com vários dias no mar, devido à falta de acesso a cuidados especializados.. 
  • Os passageiros que necessitem de diálise peritoneal são responsáveis pelo fornecimento de todo o equipamento, medicamentos e suprimentos necessários para realizar a diálise por conta própria. Você também é responsável por garantir que esses itens estejam a bordo com segurança e a tempo antes da partida.. 

Para informar-nos acerca do seu requisito especial para diálise peritoneal por favor preencha ESTE FORMULÁRIO 

 

2.4 NUTRIÇÃO ENTERAL E PARENTERAL

A MSC Cruzeiros não fornece nutrição enteral ou parenteral, mas os passageiros que a administram de forma independente são bem-vindos a bordo. Os passageiros são responsáveis por fornecer todos os alimentos e equipamentos necessários para o cruzeiro.

Para informar-nos acerca do seu requisito para nutrição especial por favor preencha ESTE FORMULÁRIO 

 

2.5 MEDICAMENTOS

2.5.1 Medicação Pessoal:

É altamente recomendável que traga uma quantidade suficiente dos seus medicamentos pessoais, suficiente para a duração do cruzeiro e para alguns dias após o término do cruzeiro. Mantenha todos os seus medicamentos nas embalagens originais com os rótulos. Também é aconselhável levar um registo das receitas médicas ou uma lista escrita dos seus medicamentos, incluindo o nome do medicamento, a dosagem e os horários de toma. Embora o centro médico possa ajudar a substituir alguns medicamentos, a MSC Cruzeiros não pode garantir que o medicamento exato ou um equivalente estará disponível a bordo.

Note que os refrigeradores dos camarotes não são frigoríficos e não são adequados para armazenar medicamentos refrigerados. Se precisar de refrigerar medicamentos, sugerimos que traga sacos térmicos com bolsas de gelo ou solicite armazenamento refrigerado de medicamentos no centro médico.

 

2.5.2 Substâncias controladas 

Esteja ciente de que podem ser aplicadas restrições aos passageiros que viajam com determinados medicamentos controlados prescritos, e é da sua responsabilidade garantir que cumpre os regulamentos dos países que irá visitar.

É da responsabilidade do passageiro familiarizar-se com as instruções acima e verificar a validade da sua lista de medicamentos com o seu médico ou farmacêutico.

 

2.5.3 Illegal substances

Os passageiros não estão autorizados a trazer a bordo substâncias ou medicamentos que contenham drogas ilícitas ou equivalentes designados. Isto aplica-se a todas as áreas geográficas que visitamos. Isto inclui, mas não se limita a:

• Cannabis/Marijuana/Maconha/Liamba (incluindo a prescrita/medicinal) ou quaisquer derivados do THC (tetrahidrocanabinol)

• Narcóticos/drogas ilegais, incluindo drogas sintéticas/novas substâncias psicoativas (NPS).

 

2.6 OUTRAS NECESSIDADES MÉDICAS

 

Para garantir o melhor atendimento possível durante o seu cruzeiro, a equipa de Necessidades Especiais da MSC Cruzeiros solicitará todos os detalhes sobre determinadas condições médicas ou pedidos para avaliar se as suas necessidades podem ser atendidas a bordo (veja alguns exemplos abaixo). Em caso de dúvidas, entre em contacto diretamente com a equipa de Necessidades Especiais. 

 

Se você ou o seu acompanhante:

  • Estão a fazer quimioterapia ou a tomar medicamentos imunossupressores. Note que não é possível administrar quimioterapia a bordo. Devido aos potenciais riscos para a saúde relacionados com a viagem, a MSC recomenda vivamente aos passageiros que tomam medicamentos imunossupressores que consultem o seu especialista e obtenham autorização para viajar antes do embarque.
  • Têm outras necessidades médicas complexas que requerem cuidados avançados (por exemplo, pacientes tetraplégicos, aqueles com incapacidade/perda de função significativa ou aqueles que requerem cuidados 24 horas por dia).

  • Requerem intervenções médicas específicas (tais como exames laboratoriais, administração de medicamentos injetáveis, curativos, etc.).

 

Informe-nos sobre as suas necessidades médicas específicas preenchendo ESTE FORMULÁRIO 

 

2.7 VACINAS

 

Recomenda-se aos passageiros que consultem o seu médico ou clínica de medicina de viagem antes do cruzeiro para obter informações sobre as vacinas recomendadas/exigidas para o itinerário planeado. A MSC Cruzeiros declina toda a responsabilidade pelos passageiros que não cumprirem as recomendações sobre a prevenção de doenças infecciosas ou que não tenham as vacinas adequadas para entrar num determinado porto durante o cruzeiro.

 

2.8 SOLICITAÇÃO DE REGISTOS OU FATURAS AO CENTRO MÉDICO A BORDO

Se visitar o Centro Médico e precisar de uma cópia dos seus registos médicos ou de uma fatura para efeitos de seguro, solicite-a à equipa médica durante a sua visita.

Se já desembarcou do navio, siga os passos abaixo:

  • Faça o Download do Formulário de Pedido de Registo Médico (em Inglês) disponível AQUI
  • Preencha e assine o formulário, certificando-se de que todos os campos obrigatórios estão preenchidos, incluindo o seu endereço de e-mail.
  • Note que o formulário deve ser preenchido e assinado pelo passageiro que visitou o centro médico. Se estiver a solicitar registos em nome de um menor, faça o download e preencha o formulário específico (em Inglês) disponível AQUI
  • Envie o formulário devidamente preenchido e assinado para o seu Agente de Viagens.

Os pedidos são processados o mais rápido possível. No entanto, aguarde até 5 dias úteis para o processamento e entrega.

3- MSC World Cruise

Devido aos portos de escala únicos e variados do itinerário do World Cruise, bem como às localizações remotas e à disponibilidade limitada de apoio médico especializado em alguns portos, todos os pedidos médicos e de acessibilidade devem ser comunicados com mais antecedência em comparação com os cruzeiros regulares. Isto permite-nos fazer as verificações e os preparativos necessários para a sua estadia a bordo. Infelizmente, não podemos considerar pedidos de última hora.


Os pedidos relativos a animais de serviço devem ser comunicados pelo menos 6 meses antes da data de partida, para permitir a verificação junto de todas as diferentes autoridades locais.

Os portos de escala com serviço de tender podem não ser acessíveis a passageiros que dependam de cadeiras de rodas ou scooters para viajar ou deslocar-se. Não hesite em solicitar a lista de portos com serviços de tender antes de finalizar a sua reserva.


A ventilação mecânica e a diálise peritoneal não estão disponíveis durante o World Cruise.

Dietas especiais específicas, incluindo refeições halal ou kosher, devem ser comunicadas pelo menos 3 meses antes da partida.

Lembre-se de que, durante o cruzeiro mundial, a MSC Cruzeiros não aceitará passageiras com mais de 23 semanas e 6 dias de gravidez em qualquer momento durante o cruzeiro