SALVADOR DA BAHIA

Salvador Cruise

A colisão de dois mundos: África e Brasil

Erguendo-se sobre a enorme baía de Todos os Santos, onde o navio de cruzeiro MSC aguarda o seu regresso, Salvador da Bahia contagiá-lo-á com o seu dinamismo logo à chegada. Trata-se do grande centro cultural e histórico do Brasil, onde a tradição afro-brasileira atinge o seu expoente e onde foram criados a capoeira, ocandomblé e o samba de roda.

Os cruzeiros MSC na América do Sul oferecem excursões ao centro histórico deste lugar mágico, uma miscelânea de calçadas estreitas, paredes roxas descascadas, igrejas barrocas grandiosas, crianças a jogar futebol, rastas, habitantes locais a bebericar cerveja sentados em cadeiras de plástico, o aroma flutuante das ervas e o batuque quase constante de tambores, sobretudo ao pôr-do-sol. Para lá do centro histórico de Salvador estende-se uma cidade em ampla expansão, com uma vida de praia animada, arranha-céus modernos e muitas favelas.


O centro histórico é o núcleo tradicional de Salvador, tendo sido construído em torno da ribanceira escarpada, de 70 m de altura, que domina o lado oriental da baía, e que está dividida nas secções alta e baixa. A Cidade Alta (ou simplesmente “Centro”) está situada na parte elevada e está ligada à menos interessante Cidade Baixa (o antigo centro comercial, também conhecido por “Comércio”) por ruas íngremes e pelo imponente Elevador Lacerda de estilo art déco. A Cidade Alta é o centro cultural da cidade, e a área conhecida como Pelourinho é o bairro antigo da moda, com ruas coloridas e sinuosas, sendo a sua zona mais dinâmica e interessante.

O melhor ponto de partida para um passeio a pé pela cidade é a Praça Municipal, dominada pelo imponente Palácio do Rio Branco, o antigo palácio do governador que foi usado até 1979. O interior sofisticado é uma associação de obra de gesso rococó, pavimentos em madeira polida e paredes e tectos pintados.

 

Cruzeiros de/para Salvador em 2024

EXCURSÕES & ACTIVIDADES Salvador