Arica
O porto mais ao norte do Chile
Arica, a cidade mais setentrional do Chile, a 316 km ao norte de Iquique, é muito favorecida pelo turismo; visitantes estrangeiros lotam suas agradáveis praias arenosas no verão e também visitam alguns de seus belos museus. Além de seus pontos turísticos, Arica é um ponto estratégico de partida para uma visita ao Parque Nacional Lauca.
O pequeno centro da cidade pode ser facilmente explorado a pé, mas uma visita a Arica não será completa sem que você suba até o topo do El Morro, um penhasco espetacular que se projeta imponentemente sobre a cidade. Do topo desse penhasco, habitat natural de alguns abutres, encontra-se uma estátua gigante de Jesus que fica esplendorosamente iluminada à noite; um local que oferece um vista panorâmica maravilhosa de toda a cidade. No mesmo lugar, com seus canhões expostos do lado de fora, fica o Museo Histórico y de Armas, que exibe armamentos, uniformes e outros artefatos que vivenciaram a Guerra do Pacífico.
No sopé do El Morro, está a Plaza Vicuña Mackenna rodeada de belíssimas palmeiras e, paralela a ela, a Avenida Máximo Lira, a principal via costeira. Do lado leste, encontra-se a Plaza Colón, com suas flores cor-de-rosa e fontes ornamentais.
Na praça localiza-se um dos edifícios mais famosos de Arica, a Iglesia de San Marcos em estilo gótico, projetada por Gustave Eiffel (da famosa Torre Eiffel), construída inteiramente em ferro e enviada pela França em 1876.
O admirável Museo Arqueológico, fica a apenas 12 km de Arica, no vale verde de Azapa. O museu retrata a história dos habitantes do Vale Azapa desde os primitivos caçadores e coletores, através de seu acervo extraordinariamente completo de artefatos pré-hispânicos regionais.
Fazendo uma relaxante caminhada de 20 minutos rumo ao sul do centro da cidade você chegara até a praias arenosas de El Laucho e La Lisera, ambas famosas para os amantes do sol e boas para banhos de mar, um pouco mais adiante, Arica também oferece a Playa Brava e a Playa Arenillas Negras onde as ondas são mais fortes.