Fundado na década de 1850 por colonizadores alemães, Puerto Montt está belissimamente localizado na Baía de Reloncavi, onde o seu transatlântico MSC ficará ancorado à sua espera; um estonteante panorama de montanhas cobertas de neve visíveis em dias claros e o vulcão Osorno mais ao fundo.
Puerto Montt é uma cidade grande, movimentada e ruas com trânsito congestionado.
A cidade contorna toda a baía e a Avenida Diego Portales estende-se para o leste ao longo da orla em direção à Plaza de Armas; o centro conta com inúmeros bancos, bares e restaurantes com preços acessíveis. À oeste do terminal de ônibus principal, pela Avenida Costaneravocê chegará ao movimentado porto de passageiros onde há um feira artesanal e ao distrito de pesca de Angelmó.
Enquanto desfruta do seu MSC World Cruise, você pode optar por um passeio de um dia de Puerto Montt até Puerto Varas. Situado no canto sudoeste do lago, tornou-se uma cidade turística muito procurada e um paraíso para mochileiros, com uma vista incomparável do por do sol e dos vulcões vizinhos, Osorno e Calbuco.
Competindo com Pucón em termos de atrações ao ar livre nas proximidades, Puerto Varas não é superlotada, apesar de sua popularidade, portanto torna-se um excelente ponto de partida para subir até o vulcão, fazer rafting em águas brancas, curtir um caiaque e pedalar uma bicicleta. Embora a cidade se estenda por mais de 3 km de frente para o lago, a maioria dos serviços, albergues e restaurantes estão localizados a poucos quarteirões da pequena Plaza de Armas.
A arquitetura colonial alemã da cidade lhe dá ares europeus, tal qual os edifícios notáveis do início do século XX: a Iglesia del Sagrado Corazón de Jesús (1915-18) e as residências particulares, como a Casa Kuschel, na Calle Klenner 299 (1910), a Casona Alemana (1914), na Calle Nuestra Señora del Carmen 788 e Casa Angulo (1910) na Miraflores 96.