Valparaiso
Uma cachoeira de cores
Do litoral chileno com seus 4.000 km de extensão, a pequena faixa central entre Rocas de Santo Domingo e Los Vilos é a mais visitada e desenvolvida. Conhecida como Litoral Central, esta faixa de 250 km exibe uma baía após outra, com lindas praias de areias brancas e inúmeras cidades litorâneas.
Viña é o maior recanto balneário do Chile e um dos mais sofisticados. Com seus edifícios altos, cassino e restaurantes à beira mar, bem como praias e clubes em Reñaca, Viña exemplifica o turimos moderno.
Por outro lado, cidade de Valparaíso, classificada como Patrimônio Mundial da UNESCO, tem muito mais personalidade; suas casas antigas e coloridas espalham-se desordenadamente desde as colinas até o mar. "Valpo” é o porto principal e a base naval e talvez seja a cidade mais animada e vibrante do país. A vida noturna e os excelentes frutos do mar atraem muitos turistas de Santiago para seus bares e restaurantes nos finais de semana, assim como a estância balneária vizinha, Viña del Mar. Para encontrar faixas de areias, será necessário ir para o sul ou para o norte.
Próximo de Santiago, pela “Autopista del Sol" (Ruta78), você encontrará balneários ao sul de Valparaíso, que são badalados e mais desenvolvidos. O único local além das praias onde você poderá passar algum tempo em Viña del Mar é o encantador parque Quinta Vergara, onde os gramados são muito bem cuidados e servem de pano de fundo para uma grande variedade de plantas exóticas importadas. Esse parque situa-se a poucas quadras ao sul da Plaza Vergara, atrás da Metrotrén Estación Viña, com seu Anfiteatro futurístico, local do festival anual de música, seu maior evento.