COSTA MAIA

Tulum, Mexico, Chichén Itzá, Xplor Park

Descobrir uma civilização apaixonante

O porto da Costa Maia, onde atracam os navios de cruzeiro MSC , não é avistado a norte de Mahahual, mas é possível sentir a sua influência nos dias de cruzeiro, quando a aldeia ganha vida com as suas bancas de recordações turísticas e de aluguer de jet-ski ao largo do passeio marítimo sofisticado, formando uma autêntica versão em miniatura de Playa del Carmen.

As duas povoações da região, Mahahual e a mais pequena Xcalak, foram fortemente atingidas pelo furacão Dean em 2007. Mahahual foi reconstruída, mas Xcalak ainda se encontra bastante degradada. Normalmente, num cruzeiro MSC nas Caraíbas e Antilhas os visitantes optam pela zona de Mahahual, ao passo que os amantes do mergulho e da pesca rumam para sul, até Xcalak. Se é apreciador de sítios arqueológicos, então o sítio arqueológico de Río Bec, Kohunlich, é a sua melhor opção de excursão.

As ruínas, que raramente recebem visitas além das enormes borboletas e papagaios selvagens, gozam de uma bela localização sobre as copas das árvores. As construções datam de finais do período pré-clássico ao período clássico (100 a 900 A.D.), e a maioria apresenta o estilo arquitectónico do Río Bec. A folhagem já se apoderou da maioria dos sítios, à excepção do Templo de los Mascarones, que recebeu o nome em homenagem às máscaras em estuque de 2 metros de altura que ornam a sua fachada.

Actualmente, com um aspecto deveras inquietante, estas imagens de bocas e olhos abertos do deus sol, Kinich Ahau, destacavam-se antigamente sobre um pano de fundo em estuque vermelho suave. A que terá sido a zona residencial da elite chamada 27 Escalones, também vale o desvio, para apreciar a vista deslumbrante sobre a copa das árvores da selva, à beira do penhasco no qual foi construída. Situadas numa região mais seca, com poucas árvores, estas duas ruínas vizinhas marcam um contraste interessante com Kohunlich.

A pirâmide pesada de Kinichná, construída com pedras de um metro de altura, camada após camada, por líderes sucessivos mal deixa entrever as árvores, mas pode observar a área circundante (e tentar vislumbrar o antigo sítio arqueológico maia Dzibanché), agora dividida em terra arável.

 

Cruzeiros de/para Costa Maya em 2023

EXCURSÕES & ACTIVIDADES Costa Maya