Charlottetown
Local de nascimento do Canadá
“Terra de esmeraldas, rubis e safiras” – foi a descrição da beleza da Ilha Prince Edward feita pela escritora Lucy Maud Montgomery, famosa por ter narrado as aventuras da ruiva Anne of Green Gables em muitas de suas novelas. Foi exatamente aqui, nas terras dos inúmeros eventos desta personagem literária (enaltecida nos festivais e locais onde se apresenta) que encontramos Charlottetown, uma escala imperdível do seu cruzeiro MSC.
Arquitetura colonial, edifícios elegantes em estilo vitoriano, avenidas arborizadas, parques e jardins muito bem cuidados; a capital da Ilha Prince Edward é um exemplo típico de um layout de tabuleiro de damas urbano, com uma praça central, onde estão localizados os edifícios públicos, e outros quatro quarteirões menores dispostos simetricamente no seu entorno.
Na escala de seu cruzeiro MSC, você poderá participar de uma excursão que passa pelas atrações mais famosas e características da cidade: no Victoria Park, você pode desfrutar de uma vista maravilhosa do mar e do Fort Amherst, construído pelos britânicos sobre os escombros do Port-La-Joye para proteger a entrada da baia. Apenas os aterros do forte permanecem, mas os visitantes podem desfrutar de uma encantadora vista da cidade e de um centro de informações onde a história do local é contada. O Victoria Park também abriga um prédio imponente, branco e neoclássico conhecido como Government House, um dos edifícios mais prestigiados de Charlottetown, projetado pelo arquiteto local Isaac Smith.
No entanto, o edifício mais interessante de Charlottetown é na verdade o Provincial House National Historic Site, considerado um dos melhores exemplos da arquitetura Georgiana nos Maritimes. Concluído em 1848 por Isaac Smith, é a sede do parlamento provincial e foi cenário, em 1864, das negociações que levaram à criação do Canadá como um único estado. Foi nesta época que a cidade assumiu um papel importante na história federal nacional, tanto que recebeu o apelido de local de nascimento do Canadá.