Aqaba/Petra
No encalço de Lawrence da Arábia
Ao desembarcar do seu cruzeiro MSC em Aqaba poderá desfrutar da sua paisagem idílica e soalheira na costa do mar Vermelho, na extremidade mais meridional do país.
De uma espécie de remanso desalinhado, mais ou menos a partir da última década, Aqaba transformou-se num destino de lazer agradável, ainda que com poucos recursos. Os hotéis de várias categorias vão brotando pela cidade, bem como os empreendimentos de luxo à beira-mar acima e ao largo da costa. Os investimentos vão melhorando gradualmente as infra-estruturas e instalações da cidade. Alguns dos melhores locais de mergulhodomundo situam-se nas barreiras de corais inexploradas que abraçam a costa a sul da cidade, formando um contraste interessante com as atracções desérticas vizinhas de Petra e Wadi Rum.
O centro da cidade forma uma rede compacta de ruas e vielas agrupadas logo atrás da avenida da praia (a “Corniche”).
Desde que, em 1812, um aventureiro ocidental se deparou com o sítio, o local tem despertado a imaginação dos homens com o seu cenário dramático e colossal que aflora os terrenos da lenda, à semelhança das Pirâmides ou do Taj Mahal. Presentemente, parece que o tempo lançou literalmente um véu sobre o que já terá sido uma grande cidade, suficientemente enriquecida graças ao comércio de caravanas para desafiar o poder de Roma. Os dois milénios de vento e chuva atenuaram as arestas afiadas das suas fachadas clássicas ornadas e apagaram o seu arenito macio, expondo faixas de cores vivas abaixo dela e iluminando todo o cenário com delicadeza.