Las Palmas
Suspensa entre a areia e as coníferas
Gran Canaria tem muito a oferecer aos que a visitam em um cruzeiro da MSC. Pequenas cidades que aparecem e desaparecem como, por exemplo, Tejeda, na região montanhosa de Gran Canaria, que é periodicamente engolida por um mar de nuvens.
Quando as nuvens desaparecem, elas dão lugar ao imponente pico de Roque Nublo, a paisagem ao longo de suas encostas e, mais além, uma expansão infinita de bosques de coníferas. Na visita à Gran Canaria, durante seu cruzeiro com a MSC, você também descobrirá raros desertos litorâneos em miniatura, com dunas que se desdobram diante do mar em Maspalomas, um destino de férias de praia e surfe.
Para conhecer a história milenar da ilha, faça uma excursão do lado norte de Gran Canaria, ao Museu Cueva Pintada, a “Capela Sistina” da Pré-história. Decorada com desenhos geométricos, é como se fosse um calendário. Nesse sítio arqueológico, também é possível observar habitações nativas que contêm utensílios de uso diário.
Mesmo no centro de Las Palmas de Gran Canaria, você encontrará motivos para fazer uma pausa assim que desembarcar do navio. Por exemplo, a vibrante praia de Las Canteras, com um quilômetro de extensão, protegida por uma saliência rochosa chamada a Barra, que defende o litoral das ondas; ou seu paseo (promenade) ladeado de pequenas lojas, restaurantes e bares com um grande aquário ao ar livre ao fundo.
Contudo, a história mais recente desse território pode ser entendida simplesmente com um passeio pelo centro da cidade. Nas ruas da antiga Vegueta, podemos sentir todos os cinco séculos de sua história. Todos os tipos de navegadores, de Colombo em diante, caminharam por essas ruas de paralelepípedos. Uma alternativa é seguir ao sul para caminhar na Caldera de Bandama, a curta distância dos vinhedos de Tafira, onde se pode visitar uma vinícola.