Cidade do Cabo
A natureza no seu expoente máximo
Quando chegar no seu cruzeiro MSC à Cidade do Cabo constatará rapidamente que, além de ser um pano de fundo deslumbrante, a Montanha da Mesa é o núcleo duro desta cidade portuária. Divide a cidade em zonas distintas, com jardins públicos, lugares selvagens, florestas, rotas de caminhadas, vinhas e áreas residenciais atractivas, que se dispersam pelas encostas mais baixas.
No topo da mesa, olhando para norte terá uma vista vertiginosa do centro da cidade, com as docas repletas de navios tão pequenos que parecem caixas de fósforos. Se passar férias na África do Sul, para apreciar a Cidade do Cabo tem de passar tempo ao ar livre, à semelhança dos seus habitantes que fazem habitualmente caminhadas, piqueniques ou apanham banhos de sol, preferindo frequentemente as bicicletas de montanha aos carros e transformando as actividades de aventura numa obsessão.
O tecido urbano rico da Cidade do Cabo é constatado de imediato através da sua arquitectura diversificada: um estilo nativo cabo-holandês, enraizado no Norte da Europa, que assume a sua forma mais variada nas propriedades vitícolas de Constantia, influenciadas pelos refugiados franceses no século XVII; os dissidentes muçulmanos e escravos libertados no século XIX acrescentaram os seus minaretes à linha do horizonte; e os ingleses, que invadiram e libertaram esses escravos, introduziram os edifícios georgianos e vitorianos.
A Strand Street delimita a orla marítima original da Cidade do Cabo e todo o desenvolvimento urbano a norte está situado em terrenos recuperados. A sul está o Upper City Centre, onde se encontram as ruínas do centro histórico da cidade com 350 anos, que sobreviveu aos ataques da modernização e às operações policiais urbanas de inspiração apartheid, e nasceu com encanto suficiente para tornar-se o centro de cidade mais agradável da África do Sul.
Toda a área da Strand Street, no sopé meridional da montanha, é um decalque da arquitectura georgiana, cabo-holandesa, vitoriana e do século XX, além de ser o lugar onde a Europa, a Ásia e África se cruzam nos mercados, vielas e mesquitas. Entre as principais atracções destaca-se o Parlamento, o parque The Company’s Garden e muitos dos principais museus da Cidade do Cabo.