Split
Deixe-se ficar num café e contemple o horizonte azul
Com os seus cafés à beira-mar e vielas antigas, vendedores ambulantes aos gritos e viajantes em movimento, a animada e exuberante Split é uma das cidades mais apelativas da Croácia e do Mediterrâneo e será fácil perceber porquê ao desembarcar de seu cruzeiro MSC.
Além disso, também é dona de um património histórico singular, tendo florescido a partir do palácio construído pelo imperador romano Dioclecioano, em 295 A.D. O palácio continua a ser a principal atracção de Split, tendo sido gradualmente transformado num labirinto de casas, aposentos, igrejas e capelas pelos vários povos que ali viveram após a partida dos sucessores de Diocleciano.
Adaptado há muito tempo para servir de centro da cidade de Split, o Palácio de Diocleciano não é certamente um “sítio” arqueológico”. Embora as construções prévias como o Mausoléu de Diocleciano (actualmente a catedral) e o Templo de Júpiter (actualmente um baptistério) ainda existam, outros aspectos do palácio foram de tal maneira transformados pelas gerações seguintes que já não é possível identificá-las como estruturas da Roma antiga. O melhor lugar para iniciar a descoberta da fachada litoral do palácio numa excursão MSC é a ampla e animada Riva (passeio marítimo) de Split.
Estendendo-se ao longo da fachada sul do palácio, onde foram construídas lojas, cafés e um labirinto de apartamentos minúsculos, a Riva é o local onde uma grande parte da população da cidade se reúne de dia e de noite para encontrar amigos, pôr a conversa em dia ou descontrair durante uma ou duas horas num café. Quase tudo o que vale a pena ver em Split está concentrado na compacta Cidade Velha, atrás da Riva, construída com vários vestígios e reconversões do próprio Palácio de Diocleciano e com as adições medievais da sua vertente oeste. Pode conhecer esta zona num passeio de dez minutos, embora necessitasse de toda uma vida para explorar todos os seus recantos e esconderijos.