Zadar
À descoberta da Dalmácia antiga
Nos seus cruzeiros no Mediterrâneo à Croácia, a antiga capital da Dalmácia, Zadar é uma das histórias de enorme sucesso do mar Adriático croata, que alia uma herança antiga e medieval a uma vida animada de cafés e bares e a projectos arquitectónicos de vanguarda, como o Órgão do Mar que confere ao passeio marítimo a aparência de uma instalação de arte contemporânea.
Numa excursão de um cruzeiro MSC no Mediterrâneo descobrirá que o nome colectivo de uma série de praças interligadas que formam o centro de Zadar é o Fórum, o sítio original do mercado romano, embora actualmente reste muito pouco do original. Uma grande quantidade da pedra original do Fórum foi utilizada na Igreja de São Donato, do século IX, um cilindro pesado em pedra que, segundo a tradição, terá sido construído pelo próprio São Donato, um bispo irlandês que ali viveu durante algum tempo. Trata-se de um exemplo impressionante da arquitectura bizantina
Por sua vez, a Catedral de Santa Anastácia dos séculos XII e XIII é um exemplo perfeito do estilo românico tardio, com uma fachada leste de arcadas evocativa das igrejas toscanas. A oeste da catedral, as vielas afluem até ao passeio marítimo de Obala kralja Petra Krešimira IV que oferece uma vista encantadora da água até à ilha montanhosa de Ugljan.
No seu cruzeiro no Mediterrâneo a Zadar também poderá desfrutar do passeio marítimo orlado de palmeiras. Normalmente, a maioria dos visitantes é atraída para o chamado Órgão do Mar situado na extensão sudoeste da península.
Projectado pelo arquitecto local Nikola Bašić e concluído em 2005, o órgão consiste numa escadaria ampla em pedra que desce em direcção ao mar. A acção das ondas força a entrada do ar através de uma série de tubos subaquáticos, fazendo-o subir pelos espaços recortados nos degraus produzindo uma selecção de notas musicais suaves.