VILLEFRANCHE-SUR-MER
Vagueando pela cidadela no século XVI
Villefranche-sur-mer fica no lado oposto ao mont Alban a partir de Nice.
Aqui, terá oportunidade de desfrutar de uma excursão quando o seu navio de cruzeiro MSC lançar âncora nesta baía deslumbrante. A zona antiga da cidade, com os seus barcos de pesca, a cidadela do século XVI e a rue Obscure medieval e coberta, que passa sob as casas, proporcionam-lhe uma tarde encantadora. O minúsculo porto de Villefranche é dominado pela medieval Chapelle de Saint-Pierre, decorada por Jean Cocteau em 1957 com as sombras que ele descreveu como “fantasmas de cores”.
Os cruzeiros MSC no Mediterrâneo também oferecem excursões até Nice, uma cidade com reminiscências da época em que foi a capital romana regional e, mesmo anteriores, de quando foi fundada pelos gregos. Um dos verdadeiros chamarizes da zona antiga da cidade é o cours Saleya e a place Pierre-Gautier e a place Charles-Félix adjacentes. Estes espaços abertos e iluminados pelo sol, ladeados por edifícios municipais grandíloquos e capelas italianizadas, formam o núcleo comercial da cidade.
As mesas dos cafés e restaurantes enchem as ruas nas noites de Verão e, num plano superior, impõe-se a barroca Chapelle de la Miséricorde, com a sua nave elíptica e a sua decoração extraordinariamente rica. Das três estradas Corniche a leste de Nice, a Moyenne Corniche é a mais fotogénica, uma auto-estrada sobre um penhasco digna de perseguições de carros.
A onze quilómetros de Nice, a aldeia medieval de Èze serpenteia-se ao redor do seu rochedo cónico, logo abaixo da "corniche". As suas escadarias e passagens abobadadas minúsculas foram concebidas para efeitos de defesa. No cume, um jardim de cactos, o Jardin Exotique, ocupa o lugar do antigo castelo.