KATALOLON/OLÍMPIA
O berço milenar do desporto
Uma viagem à Grécia durante um cruzeiro MSC no Mediterrâneo significa história e mito. Katakolon é uma cidade grega minúscula à beira-mar, na baía de Agios Andreas, a apenas 20 km de distância do sítio arqueológico de Olímpia.
As raízes históricas e as reminiscências de Olímpia, que durante mais de um milénio foi palco dos mais importantes jogos pan-helénicos, só podem ser comparadas às de Delfos ou Micenas. Os cruzeiros MSC no Mediterrâneo oferecem excursões abrangentes a Olímpia. Trata-se de um dos maiores e mais antigos sítios da Grécia, que se estende ao largo dos rios Alfios e Kládhios, com vista sobre a colina de Krónos.
A enorme profusão de estruturas em ruínas pode transmitir uma impressão confusa da sua antiga grandeza e função, mas o sítio em si é pitoresco e merece, definitivamente, uma visita numa excursão MSC. A entrada do sítio, localizada a apenas 200 m da aldeia moderna, conduz os visitantes ao lado ocidental da muralha do Áltis, passando por um grupo de edifícios públicos e oficiais. O Pritaneu era a sede dos membros do governo, onde os oficiais e vencedores dos jogos olímpicos se reuniam e festejavam as vitórias.
Ainda poderá admirar as ruínas de um ginásio e uma palestra (academia de luta greco-romana), usados pelos concorrentes durante o mês de treino obrigatório que antecedia os jogos. Do outro lado, estava a residência dos sacerdotes, o Theokoleion, um edifício colossal de colunatas que, na vertente sudeste, é uma estrutura adaptada à semelhança de uma igreja bizantina. A principal atracção do recinto do Áltis é o grande Templo de Zeus de estilo dórico.
Construído entre 470 e 456 a.C, era tão grande quanto o Partenon, um facto comprovado silenciosamente pelos tambores colossais das colunas assentes no chão. A decoração do templo também rivalizava com o melhor de Atenas. As esculturas parcialmente recuperadas de Pélope numa carruagem de corrida, de lápitas e centauros e dos Doze Trabalhos de Hércules, estão agora expostas no museu.