OLBIA/SARDENHA (COSTA ESMERALDA)

Águas cristalinas e natureza selvagem
Debruçada sobre a costa, Olbia é a maior cidade que visitará num cruzeiro MSC no Mediterrâneo na zona Nordeste da Sardenha. O seu crescimento exponencial recente deve-se ao enorme afluxo de turistas e passageiros de cruzeiros que visitam uma das faixas costeiras mais encantadoras do Mediterrâneo, a Costa Esmeralda.
Além de um museu de primeira categoria, Olbia conta com inúmeros bares e restaurantes, habitualmente repletos de turistas. Tendo atraído durante muito tempo as celebridades mais comentadas de Itália, o desenvolvimento de cinco estrelas da Costa Esmeralda da década de 1960 ajudou a transformar a economia de toda a ilha.
Com a sua arquitectura típica rústica-avermelhada, Porto Cervo, a principal estância balnear da Costa Esmeralda, personifica o sonho de uma aldeia idílica mediterrânica, onde os inconvenientes do dia-a-dia não existem. Sem graffiti e sem vestígios de lixo, Porto Cervo exulta na sua exclusividade, com uma marina de iates cintilantes como principal destaque.
Pode desfrutar de muitas excursões com partida de Olbia: A ilha de La Maddalena convida a deambular e oferece uma série de praias arenosas e rochosas em enseadas quase intactas. As praias nas costas norte e oeste são as mais belas, especialmente as que estão situadas à volta do minúsculo porto de Madonetta, 5 km a oeste de La Maddalena, e Cala Lunga, 5 km a norte da cidade.
A vizinha Caprera está ligada à ilha principal através de uma ponte sobre a água e foi o local onde Garibaldi passou os seus últimos anos de vida. Santa Teresa di Gallura é o porto mais a norte da Sardenha. No Verão, a cidade enche-se de animação, com uma vida nocturna fervilhante, mas a principal atracção reside nas praias, sendo que muitas oferecem vistas espectaculares sobre a Córsega, a apenas 11 km de distância.
Existe uma extensão de areia na periferia da cidade, mas algumas das melhores praias de toda a ilha ficam a uma curta distância de autocarro: Punta Falcone e La Marmorata a leste, e Capo Testa, 3 km a oeste de Santa Teresa, com as suas formações rochosas em granito esculpidas pelo vento.


