KOTOR
Uma história gloriosa junto ao mar cristalino
Ao navegar num cruzeiro MSC no mar Mediterrâneo avistará a antiga cidade medieval de Kotor suspensa à beira de uma baía majestosa, a incontestável jóia da coroa de Montenegro.
Embora já não seja o segredo mais bem guardado da Europa, a ascensão precipitada de Kotor na liga de circuitos de cruzeiros turísticos não afetou negativamente os os encantos intemporais das suas vielas calçadas e praças escondidas. Os cafés e as igrejas existem em abundância e as muralhas da cidade são fitadas de forma ameaçadora por um conjunto de picos gigantescos.
Abaixo, um porto agora repleto de iates sofisticados delimita a Baía de Kotor, à semelhança de um fiorde pelas falésias de 1000 m que se elevam verticalmente das águas serenas. Para apreciar devidamente os encantos de Kotor visite a zona antiga da cidade, sem mapa, perca-se nas suas ruas labirínticas. Provavelmente iniciará a sua excursão no Portão Marítimo, junto ao porto, onde o seu navio de cruzeiro MSC aguardará o seu regresso, e depois rumará para a praça principal, Trg od Oružja.
Os cafés vão surgindo entre os edifícios majestosos, sendo que o mais ilustre é o Palácio do Reitor e a torre do relógio inclinada. Aventure-se pelas ruas e rapidamente chegará à Catedral de São Trifão, amparada por uma muralha de montanhas, perfeita para tirar fotografias. Vale a pena pagar a entrada para conhecê-la.
Noutros lugares também existem diversas igrejas dignas de visita, bem como um Museu Marítimo interessante que é um repositório de mapas náuticos e de modelos de navios. As muralhas da antiga fortaleza erguem-se orgulhosamente sobre a cidade pelo que vale a pena a subida. Reserve pelo menos 90 minutos para o passeio de ida e volta ao Castelo de Santo Ivo, de onde poderá admirar uma vista maravilhosa do fiorde.