Marmaris

Marmaris Cruise

Um fiorde no Mediterrâneo

Aquando do seu cruzeiro no mar Mediterrânico com a MSC Cruzeiros, perceberá facilmente por que motivo a história de Marmaris foi determinada, acima de tudo, pelo seu cenário deslumbrante, numa baía tipo fiorde rodeada por colinas cobertas de pinheiros.

Isto não pareceu incitar a antiga Physcus, a colónia dórica original, a qualquer crescimento ou importância, mas foi ali que Solimão (Süleyman) formou confortavelmente um exército em 1522, ao realizar o seu cerco bem-sucedido de Rhodes.

Logo após esta campanha Solimão dotou o núcleo da antiga cidade do minúsculo castelo e de uma estalagem. Pouco restou daquilo que era outrora a tranquila aldeia piscatória de Marmaris, há apenas três décadas atrás. O desenvolvimento ofuscou o antigo centro de lojas e lokantas (restaurantes) que se alinham nas ruas estreitas que se assemelham a mercados, um labirinto intrincado que contrasta fortemente com a marina e o passeio marítimo ao estilo europeu. Segundo a lenda, o nome Marmaris terá surgido quando Solimão, O Magnífico, murmurou “Mimari as” (“enforquem o arquitecto”) por não encontrar ali um castelo do seu agrado. No castelo existe um museu de achados locais e também é o espaço onde se realiza o Festival de Maio.

Actualmente, o mercado, inclusivamente o seu diminutivo kervansaray, concorre com o de Kuşadası pela sua oferta de artigos kitsch faustosos e só o bairro de Kaleiçi, o labirinto de ruas na base do minúsculo castelo, oferece um passeio agradável.

A florescente mas ainda bonita cidade de Dalyan à beira-rio, 85 km a oeste de Marmaris, é um bom destino de excursão para visitar as atracções vizinhas como a antiga cidade de Cauno, do outro lado do rio, a praia de İztuzu na foz do rio e o lindo lago de água doce de Köyceğiz, com as fontes termais nas suas margens. Dalyan ganhou destaque em 1986, quando eclodiu uma polémica relativamente à construção de um hotel de luxo na praia vizinha de İztuzu, numa zona de incubação de tartarugas-do-mar. Os ecologistas conseguiram travar o plano e actualmente a praia está legalmente protegida entre os meses de Maio e Outubro, quando os ovos são depositados.

Cruzeiros de/para Marmaris em 2024

EXCURSÕES & ACTIVIDADES Marmaris