TALLIN
Um antigo porto hanseático
Tallinn, a compacta e movimentada capital da Estónia, com o seu centro encantador cercado de muralhas medievais, tem sido moldada por quase um milénio de influências externas.
Um cruzeiro no mar Báltico com a MSC Cruzeiros pode levá-lo até ao centro de Tallinn, à sua Cidade Velha, que ainda se encontra grandemente cercada por muralhas medievais. Mesmo no centro está a Raekoja plats, a praça histórica e, no alto da montanha, ergue-se o Castelo de Toompea, uma fortaleza dos cavaleiros alemães que controlaram a cidade na Idade Média.
Raekoja plats, a praça do mercado em calçada, no centro da Cidade Velha, é tão antiga quanto a própria cidade. Na parte a sul encontra-se o edifício da câmara municipal do século XV (Raekoda), com os seus arcos góticos esmerados ao nível do chão e uma torre primorosa na extremidade norte.
No topo da torre, está o Vana Toomas, um cata-vento do século XVI que representa um guarda da cidade medieval e que é o emblema da cidade de Tallinn. Na cave, está o museu informativo e bem sinalizado que apresenta a vida da cidade de Tallinn ao longo das várias eras e, além disso, a vista do campanário é fantástica. Para uma vista ainda melhor da praça da cidade, suba as escadas em caracol da torre da câmara municipal.
A Igreja do Espírito Santo (Puhä Vaimu kirik), do século XIV, em Pühavaimu é a igreja mais antiga da cidade, um pequeno edifício gótico com paredes de calcário estucadas, frontões em degraus, interior em madeira entalhada, um enorme pináculo, revestido em acetato de cobre e um relógio ornamentado de 1680, o mais antigo de Tallinn.
A sudoeste da Raekoja plats, a Igreja de São Nicolau (Niguliste kirik), oferece um contraste marcante, datada de finais do período gótico. Presentemente é um museude arte sacra e inclui túmulos medievais e a perturbadora Danse Macabre (“Dança Macabra” ou “Dança da Morte”), de Bernt Notke.