A EMPRESA

MSC Cruzeiros
MSC Cruzeiros

A MSC Cruzeiros é a quarta maior frota de cruzeiros e a maior companhia familiar privada no mundo, líder de mercado no Mediterrâneo, na América do Sul e no Sul de África. A MSC Cruzeiros viaja durante todo o ano pelo Mediterrâneo, para além de oferecer uma ampla variedade de itinerários sazonais no Norte da Europa, Oceano Atlântico, Caraíbas, Cuba e Antilhas, América do Sul, África do Sul e Abu Dhabi, Dubai e Omã.

A companhia, que cresceu 800% desde 2004, transportou 1,67 milhões de hóspedes em 2014 e reportou resultados financeiros fortes com um turnover de €1,5 bilhão. É uma empresa europeia com base na Suíca mas tem profundas raízes mediterrânicas, emprega 15.500 pessoas no mundo inteiro e está presente em 45 países.

Respeitar as pessoas e o planeta

Articles[0].Title

Respeitar as pessoas e o planeta

A MSC Cruzeiros acredita que a liderança global traz mais responsabilidade ambiental e social ao meio no qual opera. O seu compromisso em preservar o ecossistema marinho, além de proteger a saúde e a segurança dos passageiros e da equipa de trabalho, já lhe mereceu diversos prémios e certificações. Em 2013, o orgão internacional de certificações, Bureau Veritas, honrou a MSC Cruzeiros como a primeira empresa a receber o prémio “7 Golden Pearls”, pelo cuidado com o meio ambiente para os navios da Classe Fantasia. Este prémio único compreende o CleanShip 2 Class para tratamento avançado de ar, água e sistema de tratamento de resíduos, assim como, a nova certificação ISO 50001 (performance energética), a certificação ISO 14001 (para gestão ambiental), ISO 22000 (para segurança alimentar) e o OHSAS 18001 (para o seu compromisso com a saúde e segurança no trabalho). A qualidade e segurança alimentar de todos os aspectos do catering da empresa, em terra e a bordo, foram reconhecidos oficialmente através da certificação ISO 9001 e ISO 22000. Reflectindo o seu compromisso em proteger os mares, a MSC Cruzeiros foi uma das primeiras companhias de cruzeiros a reduzir voluntariamente as suas emissões para níveis abaixo dos legalmente permitidos. Em 2014 a sociedade internacional de classificação RINA, certificou a MSC Cruzeiros com o prémio de Melhor Esquema de Gestão. O inovador esquema baseado em objectivos vem reconhecer a excelência da gestão da companhia, que vai para além das requisições das regras de estatuto e códigos  tais como o ISM (International Safety Management), o ISPS (International Ship and Port Facility Security) e o MLC 2006 (Maritime Labour Convention). Abraçando ainda mais a filosofia da responsabilidade social corporativa, a MSC Cruzeiros lançou uma importante parceria com a UNICEF em 2009. O projecto “Get On Board For Children” beneficia as crianças e adolescentes carenciados em vulneráveis comunidades urbanas no Brasil, oferecendo-lhes educação apropriada. A parceria foi renovada no início de 2014, desta vez para apoiar os esforços da UNICEF no combate à fome e desnutrição infantil nos países em vias de desenvolvimento e em situações de emergência. Desde o início da parceria, em 2009, foram já angariados 3 milhões de euros.

A frota

Articles[0].Title

A frota

A frota de última geração da MSC Cruzeiros é o resultado de um programa de investimento de 6 mil milhões de euros iniciado em 2003. Após a adição do navio MSC Preziosa em Março de 2013, a frota inclui 12 navios, 4 de cada classe. Os quatro navios da classe FantasiaMSC Preziosa (2013), MSC Divina (2012), MSC Splendida (2009) e MSC Fantasia (2008) – são os maiores navios da MSC Cruzeiros, pesando cada um aproximadamente 140.000 toneladas, com 333 metros de comprimento e 38 de largura. Ambos os MSC Splendida e MSC Fantasia alojam 4.363 passageiros cada, enquanto o MSC Divina e o MSC Preziosa têm capacidade para 4.345. Complementando-os estão os quatro navios na classe MusicaMSC Magnifica (2010), MSC Poesia (2008), MSC Orchestra (2007) e MSC Musica (2006). Cada um destes pesa 90.000 toneladas e tem capacidade para pouco menos de 3.000 viajantes. A frota fica completa com a classe LiricaMSC Sinfonia (2005), MSC Armonia (2004), MSC Opera (2004) e MSC Lirica (2003), com 60.000 toneladas cada um e capacidade para pouco menos de 2.000 viajantes. Os navios da classe Lirica beneficiaram do ”Programa de Renascimento” no valor de quase 200 milhões de euros, acordado com a FINCANTIERI em Itália, uma das maiores empresas de construção de navio do mundo, e que ficou concluído em 2015. O “renascimento” do MSC Armonia, MSC Lirica, MSC Sinfonia e MSC Opera adicionou novas e interessantes opções de entretenimento, avanços tecnológicos, mais lojas e até quase 200 novos camarotes por navio.