Os 22 navios da MSC Cruzeiros possuem todos inovações de vanguarda e as mais recentes tecnologias, para além de constituirem uma das frotas mais recentes do mundo. A frota nasceu de um programa de investimento de 6 mil milhões de euros lançado em 2003 e após estar completada com sucesso esta primeira fase de investimento, a companhia lançou o segundo plano de investimento de mais 11.6 mil milhões de euros destinados a ampliar a frota para 25 navios até 2027. Para além disso, a Divisão de Cruzeiros do Grupo MSC esta a investir mais 2 mil milhões de euros numa nova marca de cruzeiros de luxo que compreenderá quatro navios super-yacht, lançando um por ano de 2023 a 2026. A MSC Cruzeiros é a primeira companhia de cruzeiros a nível mundial a lançar um plano desta duração e magnitude, ao longo de mais de dez anos, de 2014 a 2026.
Os 22 actuais navios que constituem as nossas quatro classes de navios incluem:
MSC World Europa, o primeiro navio da Classe MSC World, inaugura uma completamente nova e pioneira plataforma que junta tecnologias inovadoras e características de design inéditas na indústria, que incluem uma forma em Y. O MSC World Europa será o primeiro navio da frota a ser movido a LNG e o mais tecnologicamente avançado até hoje. Será entregue à Companhia em Novembro de 2022.
O MSC Virtuosa é um dos navios mais tecnologicamente avançados da nossa frota, entregue em Fevereiro de 2021. Com uma capacidade total de 6.334 passageiros, é o maior da frota. O seu navio irmão, MSC Grandiosa (da Classe Meraviglia Plus), entrou ao serviço em Novembro de 2019.
Um pouco mais pequenos que estes, os navios irmãos MSC Meraviglia e MSC Bellissima foram os primeiros navios da Classe Meraviglia que entyraram ao serviço em 2017 e 2019. Em 2023, outro navio movido a LNG juntar-se-á à Classe Meraviglia Plus: o MSC Euribia.
O MSC Seaside e o MSC Seaview reescreveram o livro das regras do design dos navios de cruzeiro, combinando as áreas interiores e exteriores para ligar os Viajantes ao mar como nunca antes. Com capacidade para 5.119 passageiros, acrescentaram várias características que mudaram o paradigma da frota da MSC. Dois navios adicionais da sub-classe Seaside EVO, que representam um melhoramento no protótipo, terão capacidade para 5.646 passageiros. O primeiro será o MSC Seashore e será entregue em 2021. O seu navio-irmão, a ser entregue em 2023, completará a Classe Seaside.
Os quatro navios da classe Fantasia - MSC Preziosa (2013), MSC Divina (2012), MSC Splendida (2009) e MSC Fantasia (2008) – são navios enormes e ultra-modernos, com aproximadamente 140.000 toneladas, 333 metros de comprimento e 38 de largura. O MSC Preziosa - constante no ranking dos 5 melhores navios de cruzeiro do mundo - e o MSC Divina podem acomodar 4.345 viajantes, enquanto o MSC Splendida e MSC Fantasia acomodam, cada um, 4.363 viajantes.
Os navios da classe
Musica – MSC Magnifica (2010), MSC Poesia (2008), MSC Orchestra (2007) e MSC Musica (2006) acomodam cerca de 3.200 viajantes cada.
A frota está completa com os navios da classe
Lirica – MSC Sinfonia (2005), MSC Armonia (2004), MSC Opera (2004) e MSC Lirica (2003), com 65.000 toneladas de Arqueção Bruta cada um e capacidade para cerca de 2.000 viajantes.
A MSC Cruzeiros é a companhia com o maior número de navios de cruzeiro encomendados e, juntamente com os navios actualmente em construção, a companhia planeia construir mais dois navios Meraviglia-Plus, um terceiro navio da classe Seaside e quatro navios da classe World, cada um deles com Tecnologia de Propulsão LNG (diesel-eléctrica) de última geração.
Em 2027, a MSC Cruzeiros dará as boas-vindas a 5.5 milhões de passageiros anuais, triplicando a sua capacidade global. Mais oito cruzeiros no segmento contemporâneo e mais 4 no segmento de luxo deverão juntar-se à frota até 2027. Para além dos vindouros dois navios da Classe Meraviglia-Plus e dois navios da sub-classe Seaside EVO, quatro navios da Classe World movidos a LNG juntar-se-ão à frota. A Classe World é o sexto protótipo desenhado pela MSC Cruzeiros. Estes navios, com capacidade para 6.761 passageiros, serão caracterizados pela sua arquitectura revolucionária, performance ambiental e design energeticamente eficiente.